CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Haddad detalha acordo de pagar R$ 26,9 milhões para compensar Estados por ICMS

Segundo o Ministro, o que aconteceu em 2022 sobre ICMS e Estados foi muito injusto

O Liberal
fonte

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira (10) que o acordo entre governo e Fórum de Governadores para pagar R$ 26,9 bilhões aos Estados é importante para dar sustentabilidade às contas dos entes da federação. Segundo ele, o que ocorreu no ano passado foi "muito injusto". As declarações foram feitas em pronunciamento para detalhar o acordo para compensar os Estados com as perdas de arrecadação com o ICMS.

Presente no evento, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, afirmou que os termos acordados serão apresentados ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal. "Vamos levar o acordo dos Estados com o governo ao STF e ao Congresso. Os Estados também estão muito interessados na reforma tributária. O Brasil está muito atrasado na questão tributária e esperamos que ela seja aprovada ainda este ano. Era importante levar o acordo antes de aprovar a reforma tributária", disse.

Nova forma de precificar a gasolina

Além do acordo para compensar perdas de ICMS, o debate sobre a essencialidade da gasolina tem movimentado o cenário político. O ministro da Fazenda afirmou que a discussão perde a importância a partir da decisão de estabelecer a cobrança de alíquota fixada em reais por litro e não em um porcentual do preço. Segundo ele, a partir dessa sistemática, qualquer variação do petróleo não afetará a alíquota fixa cobrada sobre o item.

Governadores têm pleiteado apoio do governo federal para conseguirem derrubar na Justiça a legislação que determinou a essencialidade da gasolina. Na prática, a lei estabelece um teto de cobrança do ICMS sobre o item, de 17% ou 18%, o que impede que Estados aumentem o imposto sobre o produto.

VEJA MAIS

image Fux mantém cobrança de ICMS sobre transmissão e distribuição de energia
Lei de alteração na base de cálculo do ICMS foi aprovada pelo Congresso Nacional

image Governo pretende repor perdas dos estados com ICMS
Compensação da União seria menor do que as perdas estimadas no último ano

image Entenda o que é ICMS e como o imposto impacta no bolso
Cada Estado é responsável pela regulamentação do fisco na região

No ano passado, foram aprovadas as leis complementares 192 e 194, que trouxeram impactos na arrecadação dos Estados. A primeira diz respeito à uniformidade, em todo o território nacional, das alíquotas do ICMS sobre combustíveis, e a segunda limita a cobrança do ICMS sobre bens essenciais, como combustíveis, energia elétrica e telecomunicações, a um teto máximo entre 17% e 18%.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA