MENU

BUSCA

Governador faz mudanças no primeiro escalão da administração

Iran Lima, que deixou a Alepa, assumiu a Casa Civil da Governadoria, no lugar de Parsifal Pontes

Keila Ferreira

O governador Helder Barbalho tem feito algumas mudanças no 1º escalão da administração estadual. A principal delas foi na Casa Civil da Governadoria: saiu Parsifal Pontes e entrou o ex-deputado estadual Iran Lima, que deixou a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) na semana passada. Parsifal assumiu o cargo de Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), que era ocupado por Adler Silveira, novo presidente da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab). As mudanças foram publicadas no Diário Oficial da última sexta-feira (26), onde constam as nomeações e exonerações.

Com isso, Iran Lima retorna ao governo. Até março, ele era titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, mas deixou o cargo para assumir o mandato de deputado estadual. Na Alepa, presidiu a Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante da casa, por onde passam todos os projetos. Como parlamentar, ele ficou no lugar de Ozório Juvenil, suplente, que ao sair da Alepa, assumiu a Cohab.

Porém, Iran teve o registro de candidatura cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral, em abril. Para o plenário do TSE, ele praticou ato doloso de improbidade administrativa em 2004, quando era prefeito do município de Moju, nordeste do Pará, e por isso estava inelegível.

A decisão foi cumprida pela Assembleia Legislativa na última semana: Iran saiu da casa e Ozório Juvenil reassumiu o mandato de deputado, saindo da Cohab. O agora ex-deputado retornou ao governo assumindo a Casa Civil. “Amigos e amigas, sigo o mantra usado pelo governador Helder Barbalho: ‘o trabalho não para’. Com muita disposição e ânimo, aceitei o desafio de assumir a Casa Civil do Governo do Estado. Sinto-me honrado em suceder Parsifal Pontes”, escreveu em suas redes sociais, no dia em que foi nomeado. Adler Silveira ficou no lugar de Ozório, na Cohab, e Parsifal no lugar de Adler, na Sedeme.

Política