MENU

BUSCA

Governador e prefeito participam da reabertura das atividades legislativas do Pará e de Belém

Helder deve apresentar as metas de governo para o ano na Assembleia Legislativa

Natália Mello / O Liberal

O governador do Estado, Helder Barbalho, e o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participam, na próxima semana, do início das atividades legislativas de 2022 na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) e Câmara de Vereadores, respectivamente. No município, o parlamento retoma os trabalhos na terça-feira (1º), enquanto no Estado somente na quarta-feira (2), ambos com sessão solene.

Na Alepa, a reunião solene de Instalação da 4ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura será no plenário Newton Miranda, a partir das 9h. Na ocasião, o chefe do Executivo do Pará vai apresentar pessoalmente a mensagem do governo com as metas de gestão para 2022. A sessão será aberta, de acordo com a programação, pelo presidente do Poder Legislativo, deputado Chicão.

Uma comissão de parlamentares será formada para recepcionar o governador Helder Barbalho na Sala Vip e conduzi-lo ao plenário, onde fará a leitura da mensagem governamental com as ações para este ano. “Após a palavra do Governador, um representante da oposição e um representante da base aliada escolhidos previamente farão seus pronunciamentos sobre a mensagem apresentada pelo governo. Já o governador Helder Barbalho poderá se pronunciar novamente, se achar necessário”, declarou Chicão.

A reunião será encerrada com o pronunciamento do presidente do Poder Legislativo, que fará a convocação oficial dos deputados para a primeira Sessão Ordinária com a discussão e votação de matérias que passarão a tramitar na Casa. A Reunião Solene será presencial, com transmissão em tempo real pela TV e Rádio Web Alepa, através do portal www.alepa.pa.gov.br e pelo Youtube.

Trabalho legislativos em Belém

O prefeito de Belém participa também, ao lado dos vereadores, de sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos do 1º período da 2ª sessão legislativa da 19ª legislatura da Câmara Municipal, a partir das 9h de terça-feira no Plenário Lameira Bittencourt. Edmilson Rodrigues, na ocasião, fará a leitura de uma mensagem do Executivo ao Legislativo, apresentando um balanço de todas as demandas realizadas pela Prefeitura de Belém no ano de 2021 e as futuras ações e atos administrativos para este ano de 2022.

O presidente da Casa, Zeca Pirão, reforça o cuidado com as medidas de prevenção e contenção do avanço da Covid-19, que voltou a ter um aumento do número de casos na capital, embora a maioria sem gravidade. “As equipes devem estar com a carteira de vacinação com pelo menos duas doses para ter acesso à CMB”, declarou.

Política