MENU

BUSCA

Ex-ministro Eduardo Guardia morre aos 56 anos

Economista comandou pasta em 2018 e fez transição para passar o ministério para Paulo Guedes

O Liberal

O economista e ex-ministro da Fazenda Eduardo Refinetti Guardia morreu nesta segunda-feira (11) aos 56 anos. A família não divulgou a causa do óbito. Atualmente, ele trabalhava no banco de investimentos BTG Pactual em cargo de direção. As informações são da Agência Brasil.

Ministro da Fazenda no final do governo Michel Temer, Guardia comandou a pasta entre abril e dezembro de 2018, após Henrique Meirelles deixar o ministério para concorrer às eleições presidenciais daquele ano. Cerca de 45 dias após assumir o cargo, Guardia enfrentou o maior desafio na pasta, ao negociar um subsídio temporário para o diesel para pôr fim à greve dos caminhoneiros.

No fim de 2018, Guardia coordenou a transição na área econômica para o ministro da Economia, Paulo Guedes. De maio de 2016 a abril de 2018, ocupou a Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda, o segundo cargo mais importante da pasta. Nessa função, ele ajudou a elaborar políticas como o teto federal de gastos e a tentativa de reforma da Previdência do governo Michel Temer, que teve alguns pontos aproveitados na proposta aprovada em 2019.

Política