CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Marinha reverencia a Cúpula da Amazônia com espetáculo cultural no Navio Aeródromo

Atlântico é o maior navio de guerra da América Latina e será aberto à visitação pública nesta quarta-feira (9)

Valéria Nascimento

O Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha do Brasil presenteou o público com um grande espetáculo cultural na noite de segunda-feira (7), em reverência à Cúpula da Amazônia, realizada na capital paraenseO evento aconteceu dentro do imponente Navio Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico, ancorado pela primeira vez no Porto de Belém, desde sexta-feira (4).

O capitão de Mar e Guerra e comandante do Batalhão Naval, Newton Calvoso Pinto Homem, explicou que a presença do Navio Atlântico em Belém se deve à importância da Cúpula da Amazônia para o Brasil e também pelo destaque que a capital paraense ganha no cenário nacional e internacional ao sediar o evento.

"Estamos aqui no contexto da Cúpula da Amazônia, esse evento que é tão importante para o país e também pela cidade de Belém. A Marinha do Brasil traz todo um aparato de segurança para apoiar esse evento. Tanto, que trouxemos o nosso maior navio, que é o maior navio militar da América Latina, e tem essa magnitude”, destacou o comandante.

O NAM Atlântico estará aberto à visitação pública gratuita nesta quarta-feira (9), das 9h às 15h, com acesso pelo portão 17 da Companhia Docas do Pará, pela avenida Marechal Hermes, no bairro do Reduto.

VEJA MAIS

image Marinha reverencia a Cúpula da Amazônia com espetáculo cultural no Navio Aeródromo
Atlântico é o maior navio de guerra da América Latina e será aberto à visitação pública nesta quarta-feira (9)

image Cúpula da Amazônia: veja o que abre e o que fecha durante os dias do evento em Belém
Algumas repartições públicas não terão expediente, enquanto outros serviços poderão estabelecer escalas para atender a população

image Cúpula da Amazônia: Lula chega a Belém para participar da Cúpula da Amazônia
Presidente divulga vídeo descendo do avião na capital e depois se dirigiu para um hotel no centro de Belém

A programação “Parada Após o Pôr do Sol” durou mais de duas horas e contou com uma superestrutura tecnológica nas projeções de imagens e sons. As bandas do Corpo de Fuzileiros Navais executaram uma sequência de músicas, seguidas de um desfile militar e performance do Pelotão de Ordem Unida Silenciosa.

As orquestras reúnem 120 instrumentistas, com destaque para um naipe diferenciado de violoncelos, e são acompanhadas por um coral de 30 vozes. Autoridades militares e convidados civis acompanharam as atrações com direito a salvas de canhões. O evento narrado recorda capítulos significativos da história do Brasil, do Descobrimento, em 1500, a conquistas célebres da Corporação, como a participação na Batalha Naval de Riachuelo, considerado o maior feito de armas da Força Naval Brasileira, por assegurar a liberdade de navegação na Bacia do Paraguai, o que levou ao triunfo definitivo dos países aliados no ano 1865.

Pinduca deu um show de carimbó

Convidado da noite, Pinduca cantou clássicos do carimbó acompanhado das Bandas Marcial e Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha do Brasil. “Esta é uma noite histórica para mim, disse o cantor e compositor paraense, que é ex-tenente da Polícia Militar e chegou a ser a mestre da banda de música da corporação.

Durante a sua apresentação, ele quebrou o protocolo e convidou voluntárias da platéia para se apresentarem junto com ele. E logo foi atendido: quatro senhoras se levantaram, vestiram as saias rodadas levadas pela produção do cantor sobre as roupas que usavam e dançaram carimbó como manda a tradição. 

Serviço:

Visitação pública e gratuita ao Navio Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico

Data/Horário: Quarta-feira (9), 9h às 15h

Local: Porto de Belém, acesso pelo portão 17, na avenida Marechal Hermes, no bairro do Reduto.

*Em celebração ao Bicentenário da Adesão do Pará à Independência do Brasil, a Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais se apresenta gratuitamente no Centro de Convenções Centenário Assembleia de Deus, em Belém, no dia 10 de agosto, às 19h.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA