Entenda como funciona a eleição nos Estados Unidos

Diferente do Brasil, o país americano não depende do voto popular para eleger seu candidato

Paula Figueiredo
fonte

Apesar da última eleição presidencial dos Estados Unidos ter ocorrido em 2020, com Joe Biden saindo vencedor da disputa entre Donald Trump, muitas pessoas ainda se questionam como um candidato é eleito no país americano, visto que no Brasil, os eleitores vivenciam um método diferente de votação. Pensando nisso, listamos uma sequência de perguntas e respostas para você entender de vez como funcionam as eleições americanas. Confira.

VEJA MAIS

image Eleições 2022: entenda as regras para quem não votou no primeiro turno
A ausência no primeiro turno das eleições não impede a participação no segundo

image Eleições 2022: saiba quanto é a multa para quem não votou e onde pagar
A quitação de débitos para quem não foi às urnas pode ser realizada via boleto, pix ou cartão de crédito

Quais são os requisitos para concorrer à presidência dos Estados Unidos?

Historicamente, a maioria dos candidatos tem alguma trajetória na política, seja algum cargo de senador, governador ou até mesmo membro do congresso. Já outros tiveram alguma origem militar ou vieram do mundo dos negócios, como foi o caso do ex-presidente Donald Trump. Porém, para se candidatar à presidência americana, é necessário ter, no mínimo, 35 anos, ser cidadão nativo e morador do país por pelo menos 14 anos.

Quais partidos políticos têm nos Estados Unidos?

Dois partidos são os mais conhecidos e votados nas eleições: Democrata, mais progressista, e Republicano, que segue a linha mais conservadora. Donald Trump, por exemplo, era do partido Republicano. Já o atual presidente, Joe Biden, é do Democrata. Apesar disso, existem outros partidos menores como o Libertário e o Verde, que geralmente integram candidatos independentes, mas raramente emplacam na presidência. 

Como funciona a votação das eleições dos Estados Unidos?

Diferente do Brasil, a votação nos Estados Unidos não depende da votação popular, mas sim do colégio eleitoral. No colegiado, os 538 delegados, uma espécie de representantes dos Estados, votam, geralmente, de acordo com o voto popular. Cada Estado tem uma forma e um número de delegados específicos, número esse que reflete na quantidade de habitantes. Ou seja, quanto mais populoso o Estado, maior o número de delegados. 

Qual é o Estado mais populoso dos Estados Unidos?

Por ser o Estado mais populoso, com mais de 36 milhões de habitantes, a Califórnia possui 55 delegados, a maior quantidade de todos que compõem o país.  Os outros cinco maiores são: Texas (38), Nova York (29), Flórida (29), Illinois (20) e Pensilvânia (20)

Como o candidato consegue ser eleito nos Estados Unidos? 

Para ser eleito, o candidato deve conquistar 50% dos votos dos delegados mais um, ou seja, 271 votos. Como dito anteriormente, a maioria dos delegados votam de acordo com a votação popular do Estado que representa, porém,  por quatro vezes, os representantes optaram por um candidato diferente e não escolhido pela população, como foi o caso da Hillary Clinton em 2016, que ganhou na votação popular,  mas perdeu no colégio eleitoral (voto dos delegados). Por isso, ganhar no voto popular não significa que o candidato ganhou a presidência, tudo depende do resultado do colegiado.

Curiosidades das eleições dos Estados Unidos

  1. O país nunca elegeu um não cristão ao cargo 
  2. Uma mulher nunca assumiu a presidência dos Estados Unidos
  3. Barack Obama foi o primeiro presidente negro do país
  4. O voto não é obrigatório

(Estagiária Paula Figueiredo, sob supervisão de Tainá Cavalcante, editora web de OLiberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA