MENU

BUSCA

‘Embaixada do Marajó’, criada por Damares dentro do ministério, passa a ser apurada por CGU

A Controladoria percebeu que o projeto do governo anterior não trouxe mudanças significativas para o arquipélago

O Liberal

A “Embaixada do Marajó” - criada pela ex-ministra e senadora Damares Alves (Republicanos-DF) dentro do ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, na época do governo de Jair Bolsonaro - passou por uma vistoria comandada pela Controladoria Geral da União (CGU). O intuito da CGU é avaliar o processo de governança do projeto e apurar se houveram resultados satisfatórios.  A notícia foi dada com exclusividade pela repórter Mariama Correia em um material publicado pela Agência Pública na última sexta-feira (26).

Em entrevista à reportagem, a secretária-executiva dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH) Rita Oliveira informou que o levantamento partiu da própria CGU, mas que anteriormente, assim que houve a mudança de governo, estava correndo uma apuração interna.  

VEJA MAIS

Tio de Damares é responsável por avião de igreja apreendido com drogas em Belém, diz revista
Aeronave foi apreendida no último sábado (27), com 290 quilos de skunk em um hangar de voos particulares do Aeroporto Internacional de Belém

Damares diz que quer dividir o Marajó e ser princesa regente do arquipélago
Afirmação foi feita nesta terça-feira (23) na Comissão de Desenvolvimento do Senado

'Tem eu. Não esqueçam de mim, sou boa', afirma Damares Alves sobre alternativas da direita para 2026
A senadora se coloca como opção para o próximo pleito caso o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja considerado inelegível

Rita Oliveira afirma que os resultados mostram que as ações do Abrace o Marajó - incluídos dentro da "Embaixada" - foram “superficiais” e reduzidos, por exemplo, a entregas de cestas básicas à população.

“Havia ausência de diálogo com as comunidades, que vêem o programa como um instrumento estigmatizante da região”, pontuou a secretária, acrescentando que os indicadores sociais do Marajó pioraram.

Um relatório de visita ao arquipélago realizado por uma comitiva do Ministério de Direitos Humanos, com a participação do Conselho Nacional da Justiça e da sociedade civil organizada, no início deste mês de maio, mostrou em números como a atuação do Abrace o Marajó não trouxe mudanças significativas. 

Veja um trecho do relatório em números:

  • A cobertura nacional dos municípios do Marajó passaram de 59,20% em 2019 para 42,20% em 2022;
  • A taxa de mortalidade infantil, que era de 7,54 em 2018, aumentou para 7,89 em 2022;
  • A taxa de gravidez na adolescência foi a única que se manteve estável, iniciando em 28,6% em 2019, 27,5% em 2020 e 28% em 2021.
  • Quanto à gravidez precoce, os dados também chamam atenção. Entre 2018 e 2021, 28,3% de todas as crianças nascidas vivas no Marajó, eram filhas e mães que tinham até 19 anos na data do parto;
  • A pandemia da covid-19, principalmente no início em 2021, foi vista como um dos períodos que mais tiveram “uma redução drástica dos recursos transferidos em relação ao ano anteior”.

Parlamentares vêm ao Pará para avaliar impactos da criação do Território Ribeirinho
Senador Zequinha Marinho e a ex-ministra e agora senadora Damares Alves confirmaram presença em Altamira

Damares Alves diz estar tratando paralisia facial causada por herpes zoster
Senadora Damares Alves tem andado de máscara e explica: ‘constrangedor’

PSOL pede cassação de Damares Alves por crise Yanomami: 'uma das principais responsáveis'
Bancada do partido no Congresso Nacional protocolou o pedido nesta quinta-feira (9)

O que diz a senadora?

Em nota enviada à Agência Pública, a senadora Damares Alves informou que “o Programa Abrace o Marajó, criado por decreto presidencial, era coordenado pela Secretaria Executiva do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Dentro dessa Secretaria havia a Diretoria do Programa Abrace o Marajó. Os membros dessa Diretoria ocupavam uma sala no Ministério que passou a ser chamada, internamente, de Embaixada do Marajó, por ter sido decorada pelos servidores com objetos e imagens da cultura marajoara”. 

Damares Alves também enviou um relatório que mostra um balanço da gestão do programa. Nele, são citados investimentos no território de mais de R$ 1,1 bilhão; programas de acesso à energia elétrica e a internet; doações itens de higiene pessoal para famílias do município e capacitação de jovens voltados para o empreendedorismo e atendimento a telemedicina. 

Política