MENU

BUSCA

Em Belém, Lula é recebido por cerca de 60 mil pessoas

Comício realizado na noite de ontem (1º) lotou o Marine Club, no bairro do Guamá

Daleth Oliveira

Cerca de 60 mil pessoas compareceram ao comício do candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), realizado na noite de ontem (1º) no Espaço Náutico Marine Clube, bairro do Guamá, em Belém, segundo o Diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) do Pará. Na ocasião, Lula declarou apoio a Helder no Governo do Estado, prometeu gerar mais empregos e investir em desenvolvimento sustentável na Amazônia.

O evento faz parte da agenda oficial de campanha eleitoral na capital paraense que se encerra hoje (2), com uma programação no Parque dos Igarapés. No local, não foi permitida a entrada com bebidas alcoólicas.

Lula discursou ao lado da comitiva formada pela esposa e socióloga Rosângela da Silva, mais conhecida como Janja; do senador Randolfe Rodrigues (Rede); do ex-ministro Aloizio Mercadante; vice-presidente do PT, Márcio Macedo; e do presidente nacional do Partido Socialismo e Liberdade (Psol), Juliano Medeiros.

Em sua fala, o ex-presidente criticou a mudança do programa social Minha Casa Minha Vida para Casa Verde e Amarelo. “ Que babaquice é essa de tudo ser verde amarela? Casa Verde e Amarelo, Carteira de Trabalho Verde e Amarelo. Por causa dela, os empregos estão quase todos na informalidade. Os trabalhadores perderam seus direitos. É essa carteira de trabalho que nós queremos? Não. A gente quer uma carteira de trabalho que obrigue o empresário de registrar a gente e dê garantia aos trabalhadores”

A promessa da noite foi a geração de mais empregos. “A minha obsessão é gerar emprego. Dos oito filhos da minha mãe, eu fui o primeiro a ter um diploma primário e técnico. Foi por conta desse diploma que eu consegui um trabalho que me pagasse um salário mínimo. Como consequência, também fui o primeiro a ter uma TV, carro, casa e virar presidente da República. Então, como ser humano e dirigente político não posso aceitar que haja pessoas desempregadas passando fome. Por isso, pretendo facilitar o crédito para quem quiser empreender. Queremos um país com mais empreendedorismo”, garantiu.

Lula criticou também as recentes reduções nos preços dos combustíveis anunciadas pelo Governo Federal. “A gente não pode manter no país um governo que só agora, faltando um mês para a eleição, começa a reduzir a gasolina. Sem falar na liberação de mais auxílio. Mas olhem, se cair dinheiro na mão de vocês, peguem. O dinheiro é de vocês mesmo”, declarou.

Sobre a Amazônia, o ex-presidente prometeu também que vai combater a devastação ambiental e investir em desenvolvimento sustentável. “Nossa floresta não será mais um lugar para ser queimada ou derrubada. Ela vai ser estudada e pesquisada para sabermos como, por meio da biodiversidade, conseguimos melhorar a vida de milhões de pessoas que aqui vivem. Vou trabalhar para não existir mais garimpo na terra indígena”, disse.

Apoio ao Helder

O comício confirmou: a chapa Lula e Alckmin, da Coligação Brasil da Esperança, está apoiando Helder Barbalho (MDB), candidato à reeleição ao Governo do Pará. Logo no início da programação, a apresentadora Odete Costa iniciou o evento afirmando que o objetivo do PT é eleger Lula presidente, Helder governador e Beto Faro (PT) senador.

Fato este confirmado em seguida pelo próprio ex-presidente. Quando Lula afirmou que vai retomar o programa Luz Para Todos no Brasil, ele disse: “E o Helder vai ser meu parceiro que vai me ajudar a cuidar do Pará”. Ao final do comício, ele voltou a pedir votos ao atual governador do Estado.

Apoiadores

Lideranças sindicais e partidárias também discursaram no comício. Passaram pelo palco a Jane Cabral do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Yuri Bezerra do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Ângela de Jesus da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri); Eliana da Costa da Central Única dos Trabalhadores (CUT); Cleber Rezende da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB);

Ivo Borges da Força Sindical; Ivan Duarte da União Geral dos Trabalhadores (UGT); Nilde Souza do Fórum de Mulheres da Amazônia; Dandara Oliveira da Rede Afro LGBT; Paulo Afonso da União das Moradias Populares; e outros.

Entre os mais aplaudidos, a professora universitária e militante do movimento negro Zélia Amador roubou a cena e emocionou a todos no comício. “Estou aqui para convocar todos para a luta antirracista. Precisamos nos unir para construir uma sociedade de fato democrática, porque enquanto houver racismo, não haverá democracia plena. Para isso, tenho certeza que será possível com Lula presidente de novo. Com ele, vamos reconstituir políticas públicas que foram sucateadas nos últimos anos”, discursou.

O senador do Amapá, Randolfe Rodrigues aproveitou a oportunidade para exaltar a história paraense com a Cabanagem. “São esses ventos dos cabanos que nos inspiram na caminhada que estamos fazendo hoje. Por isso, estamos aqui para dizer que os povos tradicionais não vão mais deixar que façam com a Amazônia o que estão fazendo. E vai ser com a mesma força que os Cabanos ascenderam ao poder político anos atrás, que vamos voltar para reconstruir esse país”, disse emocionado.

Márcio Macedo, vice-presidente do PT, afirmou que a região amazônica será prioridade no Governo Lula, caso seja eleito. “Essa vinda do presidente Lula à Amazônia é carregada de muito símbolo e compromisso com o Brasil. Estamos aqui para dizer que a Amazônia será prioridade no próximo governo. A Amazônia é a maior biodiversidade do planeta. Vamos exercer a soberania desse território, fazer parcerias para desenvolver a região com sustentabilidade, para garantir também renda para os povos da floresta”, falou.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol), garantiu que, caso Lula volte à presidência, a capital paraense terá mais apoio do Governo Federal. “ Nós reconhecemos tudo o que o governo Lula fez quando presidente. Mas queremos mais. Como prefeito, estou feliz de estar aqui porque sei que com Lula, Belém vai ser governada e olhada com carinho pelo presidente”, celebrou.

O senador Paulo Rocha (PT) relembrou a derrocada do partido após o impeachment de Dilma Rousseff. “A elite brasileira sempre quis acabar conosco. Cassaram a Dilma e prenderam o Lula por mais de 500 dias. Pensavam que não íamos mais sonhar, mas olha nós aqui de novo”, disse ao público.

Candidato ao Senado, Beto Faro (PT), reafirmou em seu discurso que é o candidato do Lula no Pará. “Quero ser senador para estar ao lado de Lula Brasília, quero ser interlocutor desse governo que vai salvar o Brasil. Aqui no Pará, Lula já venceu. Em 2018, nós elegemos Haddad no primeiro e no segundo turno. Sem dúvida, faremos o mesmo nessas eleições”, afirmou confiante.

Agenda

Os compromissos de Lula e comitiva em Belém encerram ainda hoje. Às 9h, está marcado o início do Encontro de Lula com os Povos da Floresta e das Águas no Parque dos Igarapés, no Conjunto Satélite, bairro do Coqueiro. 

Em seguida, o ex-presidente vai para São Luís do Maranhão, onde às 18h realizará mais um comício, no estacionamento ao lado da Praça Maria Aragão.

Política