CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Eleitores conhecem novo modelo de urna eletrônica em shopping de Ananindeua

Por meio do projeto “Vem TREinar”, do TRE-PA, a população da Região Metropolitana pode conhecer de perto o equipamento e treinar a ordem de votação

Daleth Oliveira
fonte

Eleitores da Região Metropolitana de Belém podem conhecer de perto as novas urnas eletrônicas que serão usadas nas Eleições 2022. Por meio do projeto “Vem TREinar”, do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), o shopping Metrópole, em Ananindeua, recebeu na manhã desta sexta-feira (26) uma ação educativa com os modernos equipamentos.

As urnas ficarão no shopping até o domingo (28), onde estão disponibilizadas duas urnas eletrônicas do modelo 2020, o mesmo que será utilizado nas eleições de outubro. No espaço, servidores do Tribunal estão explicando as novidades do modelo mais moderno, diz a coordenadora da  Escola Judiciária Eleitoral do TRE do Pará (EJE/PA), Elaine Santana.

“Uma das principais mudanças é que ela está mais inclinada para o eleitor, mais compacta, o teclado que ficava ao lado da tela, agora está centralizado abaixo da tela, temos uma tradutora de libras. Outra grande grande diferença é que ela está com dois ou três segundos de delay, para quando o eleitor digitar o número do seu candidato e confirmar, se ele fizer isso muito rápido, a urna vai pedir que ele faça isso novamente. Essa é uma medida que tem o objetivo de forçar o eleitor a ter mais atenção em quem está votando, checando o número e foto antes de confirmar”,  explica.

A iniciativa permite também o treino da votação, aproximando o eleitor do processo, conta Elaine. “Esse treino é muito importante para que o eleitor se familiarize com o processo de votação para que tenhamos eleições mais rápidas, mais transparentes, onde cada um possa votar com tranquilidade”, diz.

Quem aproveitou para votar nesta manhã foi o pequeno Paulo Vitório, de 6 anos. Seu pai, Diogo Barbosa, parou no espaço do TRE para conhecer a nova urna. “Adorei a iniciativa, principalmente para ensinar desde já a exercer a cidadania. Quero que meu filho cresça se acostumando com o processo de votação, então, esse projeto com uma votação simulada numa urna real. Ele se divertiu, a gente se diverte, mas não deixa de ser aprendizado”, conta.

Elaine de Jesus Santana também destaca que é importante saber a ordem do voto e levar anotado o número de cada candidata e candidato. “A votação segue uma sequência que deve ser obedecida. Ainda que muitos já tenham essa experiência de votar, por vezes, o eleitor pode querer digitar número para o cargo de presidente no lugar do governador, por exemplo”.

“Esse projeto tem o objetivo de aproximar o eleitor do dia da eleição, no dia 2 de outubro. Porque temos cinco cargos em disputa, é uma eleição de certa forma longa. Então estamos aqui para relembrar aquele eleitor dessa ordem de votação, além de dar oportunidade para aquele eleitor que vai votar pela primeira vez, ou até mesmo ajudar uma pessoa idosa que possa ter dificuldade. Portanto, esse eleitor que quer conhecer a urna, tirar dúvidas, nós da Justiça Eleitoral estamos aqui”, finaliza.

Serviço:

Projeto Vem TREinar - Eleições 2022 nos shoppings

Shopping Metrópole: Rodovia BR 316, KM 4, bairro Coqueiro – Ananindeua.

26/08 (sexta): 9h às 21h

27/08 (sábado): 9h às 22h

28/08 (domingo): 13h às 21h

Piso L3 - em frente à loja Cia do Terno.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA