MENU

BUSCA

Eleições municipais de 2020 no Pará serão 100% biométricas, afirma TRE

Mãe do Rio e Porto de Moz foram as primeiras cidades da última etapa a completar os cadastros

Abílio Dantas/Redação Integrada de O Liberal

Até o dia 22 de novembro deste ano, todos os 144 municípios do Pará já terão completado o cadastro da biometria para as eleições municipais de 2020. O próximo pleito será, portanto, completamente biometrizado, de acordo com previsão do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA). No momento, restam 29 municípios, que receberão as equipes do Tribunal para concluírem o cadastro dos moradores.

A eleição no Pará, custa em média R$ 3,63 por eleitor. Preço este, abaixo da média nacional que é de R$ 4,50. “Independentemente de ser biométrico ou não, o custo da eleição permanece o mesmo. A biometria em si, garante mais segurança e celeridade ao processo de votação”, afirma a coordenação de Comunicação do TRE-PA.

O sistema biométrico de identificação é utilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) desde as eleições de 2010. O primeiro município a utilizar o sistema foi Capanema, localizado no nordeste paraense, que passou pela revisão biométrica em 2009. Até as eleições de 2014, nove municípios do estado já utilizavam a biometria. Em 2015, mais 13 municípios entraram no processo de coleta de dados dos eleitores para a biometria. Em 2018 mais 31 municípios utilizaram a biometria, incluindo a capital do Pará, Belém.

O TRE pondera que, além dos grandes centros, muitos municípios paraenses possuem sua estrutura de logística bastante complexa e com diversas comunidades afastadas da sua sede, posicionadas em zonas rurais de difícil acesso, “o que demanda uma operação envolvendo um grande número de pessoas equipadas com estrutura suficiente para permitir o cumprimento dessa importante missão”. Apesar das dificuldades, o Tribunal afirma que o compromisso de a garantir “o direito do cidadão de exercer o seu direito de voto da melhor maneira possível” é o principal “insumo” para os técnicos da instituição.

Mãe do Rio e Porto de Moz foram os primeiros municípios a concluírem seus trabalhos na terceira e última etapa dos trabalhos no ano, iniciada em 27 de junho e que será encerrada em novembro. As duas cidades alcançaram 90% do eleitorado, o que significou 40.000 pessoas em poucos mais de dois meses, também de acordo com o TRE.

Coordenador do recadastramento biométrico em Porto de Moz, Jociney Almeida destaca as principais dificuldades na ação: “Nossas principais dificuldades na execução de biometria em Porto de Moz foi o grande número de comunidades em localidades ribeirinhas; alguns ficavam distantes mais de 20 horas da sede da Zona Eleitoral até a comunidade, pelo rio Guajará. Muitas vezes enfrentamos intempéries como ataque de mosquitos, forte maresia nos rios, chuvas, tempestades, tudo durante a jornada na zona rural, que durou mais de 30 dias”, relata.

Para Hermegildo Cunha, coordenador da biometria em Mãe do Rio, a maior satisfação foi o retorno recebido da população. “É gratificante demais saber que o empenho dos servidores da Zona, da sede do TRE, dos colaboradores contratados para o atendimento e dos nossos colegas de outras zonas deslocados para nos auxiliar, foi recompensado com um trabalho de excelência, ultrapassando os 88% de revisão do eleitorado”, comemora.

Política