MENU

BUSCA

Eleições 2022: Conheça os vices nas chapas dos candidatos ao Governo do Pará

Na lista, há 5 homens e três mulheres. Alguns disputam a eleição pela primeira vez

Keila Ferreira

Com a responsabilidade de assumir o cargo mais alto do Poder Executivo em caso de uma eventual ausência do titular, o vice tem um papel importante no cenário político. Na corrida ao Governo do Pará, dos oito que tentam chegar a esse posto, três são mulheres e cinco entram na corrida pelo voto pela primeira vez. Os outros três que já disputaram uma eleição, não chegaram a ser eleitos. Na lista, há candidato ligado a área do esporte, administradores, cabeleira e servidores públicos.

Veja mais: 

Benedita Duarte do Amaral nasceu na cidade de Moju, no dia 15 de setembro de 1954, e é servidora pública municipal. Candidata a vice na chapa de Cleber Rabelo (PSTU), ela tenta entrar na política desde 2006 e já concorreu a cargos de deputada federal, vereadora, e senadora. Não é a primeira vez que concorre a vice-governadora – em 2014, entrou na disputa com Marco Carrera, então candidato ao Governo pelo PSOL. Dois anos depois, concorreu a vice-prefeita de Belém, ao lado de Rabelo, que disputou o cargo de prefeito.

Fernando Dourado (PRTB)

Antônio Fernando Dourado Delgado é candidato a vice de Felipe Augusto Francisco Borges (PTB), o Dr. Felipe, que disputa o Governo. Natural de Belém (PA), Fernando nasceu no dia 7 de setembro de 1971 e sua ocupação é "atleta profissional e técnico de desporto", segundo informações divulgadas à Justiça Eleitoral. Trabalhou em outros países, entre eles Qatar, China e Líbia, tendo treinado diversos clubes no Brasil. Disputa pela primeira vez uma eleição.

Hana Ghassan (MDB)

image  (Divulgação)

A servidora pública estadual, Hana Ghassan (MDB), de 54 anos, concorre pela primeira vez a um cargo eletivo, como vice na chapa de Helder Barbalho (MDB). Nasceu em Belém (PA) e é formada em Ciências Contábeis na UFPA. Auditora fiscal da Sefa, foi Secretária de Finanças da Prefeitura de Belém e de Planejamento da Prefeitura de Ananindeua. Na gestão de Helder Barbalho, exerceu o cargo de titular da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração.

Luciano Bombeiro (PMB)

" alt=" image " height="511" layout="responsive" width="768" >

Nascido no dia 22 de outubro de 1980, Murilo Monteiro de Souza é natural de Belém e exerce a ocupação de advogado, conforme as informações declaras ao Tribunal Superior Eleitoral. Vice na chapa encabeçada por Paulo Roseira (AGIR), ele disputa pela primeira vez um cargo eletivo.

Nilo Rendeiro (Solidariedade)

" alt=" image " height="511" layout="responsive" width="768" >

A candidata a vice na chapa de Zequinha Marinho (PL) é a servidora pública municipal Rosiane Chagas Mesquita Eguchi (PSC), de 49 anos. Natural de Macapá, ela disputa pela primeira vez uma eleição. Rosiane é esposa do delegado da polícia federal Everaldo Eguchi, que disputou o segundo turno das eleições 2020 para Prefeitura de Belém.

Vera Rodrigues (PSOL)

(Divulgação / PSOL)

Vice na chapa encabeçada por Adolfo Oliveira (PSOL), Josiane Silva Rodrigues, que na urna estará identificada como Vera Rodrigues, tem 39 anos e nasceu em Melgaço, no Pará. Conforme as informações repassada ao TSE, ela exerce a ocupação de cabeleireira. Chegou a se candidatar à Prefeitura de Breves, em 2020, mas teve 345 votos (0,66% dos válidos), e não se elegeu.

 

Política