MENU

BUSCA

Eleição presidencial da Venezuela já tem data marcada

O anúncio foi feito pelo chefe do Conselho Nacional Eleitoral nesta terça-feira (5)

Kamila Murakami / Especial para O Liberal

O chefe do Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela, Elvis Amoroso, anunciou, nesta terça-feira (5), que a eleição presidencial da nação venezuelana deve acontecer no dia 28 de julho deste ano. 

VEJA MAIS 

Prisão de opositora de Maduro na Venezuela é criticada por ONGs e políticos
Rocío San Miguel, de 57 anos, teria sido detida na sexta-feira (9) no Aeroporto Simón Bolívar, em Maiquetía

Venezuela prende 32 acusados de 'traição à pátria' por supostas conspirações contra Maduro
Procurador-geral garante à imprensa que todos os detidos 'confessaram'

O atual presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, deve concorrer a reeleição. Porém, até o momento não há certeza sobre quem vai enfrentar no pleito eleitoral.

A Suprema Corte manteve a decisão que impede María Corina Machado, principal representante da oposição no país, de disputar cargos públicos. María foi eleita com folga nas primárias da oposição, realizada em outubro do ano passado. 

A eleição vai acontecer na data em que nasceu Hugo Chávez, antecessor e mentor de Maduro. Chávez faleceu em 2013. 

O atual governo e a oposição acordaram, em outubro de 2023, para realizar a eleição presidencial no segundo semestre deste ano, com a supervisão de autoridades internacionais e com cada um dos lados podendo escolher os seus candidatos.

A União Europeia e a Onu serão responsáveis pela observação do processo eleitoral no país. À epóca, a posição chegou a levatar dúvidas se Maduro cumpriria com o acordo, temores que parecem ter sido reforçados com a atual situação da oponente do presidente, María Corina Machado.

 

 

Política