MENU

BUSCA

Diálogos Amazônicos: Ministros destacam ações de combate à insegurança alimentar no Brasil

Programas de aquisição de alimentos da agricultura familiar foram foco de plenária durante os Diálogos Amazônicos

Fabrício Queiroz

Representantes do governo brasileiro e de movimentos de agricultores e comunidades tradicionais dos países da Pan-Amazônia debateram sobre saúde, soberania e segurança alimentar e nutricional na região durante os Diálogos Amazônicos. A plenária contou com a participação dos ministros Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; e Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; além de lideranças brasileiras e estrangeiras.

Paulo Teixeira elencou as medidas adotadas pelo governo atual, incluindo a retomada dos programas de compras públicas de produtos oriundos da agricultura familiar, como ocorre por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); e o programa de compras institucionais, que obriga hospitais públicos, universidades e forças armadas a adquirirem, no mínimo, 30% de alimentos desses produtores.

LEIA MAIS:

A plenária foi acompanhada também por Mario Lubetkin, representante regional da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) para América Latina e o Caribe, que disse que eventos como o Diálogos Amazônicos “são estratégicos porque por trás do que está acontecendo durante esses dias aqui em Belém terá um efeito extraordinário para o mundo”.

A programação dos Diálogos Amazônicos prosseguirá neste domingo (6) com três plenárias transversais. Os temas discutidos serão: “Mudança do clima, agroecologia e as sociobioeconomias da Amazônia”, “Amazônias Negras: Racismo Ambiental, Povos e Comunidades Tradicionais” e “Os povos indígenas das Amazônias: um novo projeto inclusivo para a região”. Além disso, o evento é composto por uma série de atividades auto-organizadas por movimentos sociais e instituições de pesquisa.

Ministros de Estado do Brasil, organizações da sociedade civil e representantes dos demais países integrantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) estão presentes no evento que culminará com a elaboração de um documento que será apresentado para os presidentes da Pan-Amazônia na próxima semana, quando ocorre a Cúpula da Amazônia, também em Belém.

Política