CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Deputados estaduais aprovam programa Escola Segura e PCCS da Uepa

Na mesma sessão, Alepa aprovou a atualização do Plano de Carreira, Cargos e Salários da Uepa

O Liberal
fonte

Nesta quarta-feira (26), os deputados estaduais aprovaram a criação do programa "Escola Segura" e do Núcleo de Segurança Pública e Proteção Escolar. O projeto de lei foi enviado à Assembleia Legislativa (Alepa) pelo governo estadual e, assim que sancionado, será possível a implementação de ações para garantir a segurança, prevenir a violência escolar e reforçar o bem-estar de estudantes, docentes e demais profissionais da educação.

VEJA MAIS

image Escola Segura: entenda como vai funcionar o botão de alerta em quase 900 escolas do Pará
Dispositivo é uma das iniciativa do programa que reforça a segurança dentro e fora das unidades escolares

image Programa Escola Segura começa no Pará nesta segunda (17) com investimento de R$ 77 milhões
Governador Helder Barbalho presidiu lançamento do Programa Escola Seduc, que gradualmente estenderá ações para outras escolas, inclusive, particulares

image Helder Barbalho anuncia conjunto de medidas para aumentar segurança nas escolas; vídeo
Além da criação do programa 'Escola Segura, a iniciativa prevê reforço de psicólogos e assistentes sociais para as unidades regionais e monitoramento nos estabelecimentos de ensino estaduais

Desde o dia 14 deste mês de abril, as escolas públicas estaduais têm o apoio de agentes da segurança pública em sistema de revezamento no três turnos, além do auxílio do aplicativo “Alerta Pará Escola” para situações emergenciais. O investimento do governo no programa ultrapassa os R$ 77 milhões.

Na mensagem enviada aos deputados estaduais, anexa ao PL encaminhado à Alepa, o governo estadual enfatiza que "os episódios recentes de violência em escolas no Brasil merecem uma resposta ágil e firme por parte do Estado. A proposição legal justifica-se, em suma, pela necessidade de o Estado promover medidas a fim de garantir a segurança dos estudantes, docentes e demais profissionais da educação", diz o texto.

O governo estadual informa que para a operacionalização do programa conta com mais de mil policiais militares da ativa, já contratados em jornada extraordinária, e que outros 45 da reserva serão convocados para apoiar as regionais de ensino.

Plano de Cargos e Carreira da Uepa

Na mesma sessão, os parlamentares aprovaram a atualização do Plano de Carreira, Cargos e Salários da Universidade do Estado do Pará (Uepa). De acordo com o governo estadual, desde o ano passado a instituição discutia o PCCR da instituição junto à Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad). No entanto, como a previsão orçamentária de 2022 já estava definida, os trâmites só puderam ocorrer a partir de janeiro deste ano.

A Seplad acolheu as ponderações da Uepa e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) emitiu parecer favorável ao projeto de lei, que foi encaminhado pelo governador Helder Barbalho à  Alepa em 10 de abril. A atualização da tabela salarial do plano de cargos e carreira era uma demanda antiga dos técnicos administrativos e operacionais da instituição. Desde 2016, o segmento não tinha atualização da tabela salarial, conforme estabelecido em lei de 2006.

A aprovação da lei também vai regularizar a situação de técnicos redistribuídos de outros órgãos já extintos, de forma que servidores mais antigos possam se aposentar com dignidade e, posteriormente, o governo possa abrir novas vagas em concurso público. Para o reitor da Uepa, Clay Chagas, a aprovação da atualização da tabela é uma vitória do funcionalismo que esperou por esse avanço por mais de sete anos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA