Deputado afirma em CPI que 'criança trans é igual a gato vegano', não existe

Início conturbado da CPI sobre transição de gênero em São Paulo gera polêmica e acusações ideológicas

O Liberal
fonte

A primeira sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPIsobre transição de gênero em crianças e adolescentes, realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) nesta quarta-feira (14), foi marcada por intensos debates, acusações ideológicas e um clima de confronto entre os deputados presentes.

VEJA MAIS

image Ella, ex-cantor gospel Jotta A abre o coração após transição: 'Melhor fase da minha vida'
A cantora trans de 25 anos falou sobre apoio da família e mudanças no corpo

image Leitores de O Liberal respondem que não concordam com a existência de crianças trans; entenda
O tema surgiu após a 27ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo. Nas redes sociais, circulam imagens de uma criança segurando um estandarte com a frase “Crianças Trans Existem”.

image ‘Censo Trans Pará’ quer mapear acesso ao mercado de trabalho das pessoas transgêneras
Segmento não tem dados sobre formação, renda, faixa etária, entre outras questões

A comissão, proposta pelo deputado Gil Diniz (PL), tem como objetivo investigar 280 procedimentos de transição de gênero em menores de idade realizados pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP).

Durante a sessão, o deputado Guto Zacarias (União Brasil) causou polêmica ao afirmar que "criança trans não existe". Ele disse que “criança trans é igual a gato vegano: todo mundo sabe que quem está fazendo essa escolha é o pai, uma mãe, um irresponsável que está impondo uma questão ideológica”. A declaração gerou um acalorado debate, com acusações de "lacração" e disputas ideológicas.

Deputado é acusado de querer "lacrar"

Enquanto Zacarias defendia sua posição, a deputada Analice Fernandes (PSDB) interveio para ressaltar que a comissão é suprapartidária e que o foco deve ser a questão da hormonioterapia.

Já o deputado Guilherme Cortez (PSol) criticou a fala de Zacarias, classificando-a como repleta de chavões e tentativa de "lacrar".

Gil Diniz, eleito presidente da CPI, foi questionado por parlamentares do PT e do PSol sobre a possibilidade de interromper a fala de Zacarias. No entanto, ele respondeu que não o faria para evitar acusações de racismo, já que Zacarias é um deputado negro.

Além disso, a comissão definiu o deputado Tenente Coimbra (PL) como relator e a deputada Beth Sahão (PT) como vice-presidente, em um acordo entre a base governista e a oposição.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA