Cúpula da Amazônia: Presidente da República Democrática do Congo fala sobre economia do clima
Félix Tshisekedi diz que mundo vive ‘pandemia ecológica'
Países convidados dos membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) participam nesta quarta-feira (9) dos debates sobre desenvolvimento sustentável na Cúpula da Amazônia. O primeiro líder estrangeiro a se pronunciar foi o presidente da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi.
O chefe de Estado saudou a iniciativa do encontro entre os países pan-amazônicos e sua importância para a busca de uma estratégia de desenvolvimento harmonioso na região. Em seguida, Tshisekedi relatou preocupação com os efeitos das mudanças climáticas no mundo e clamou por uma mobilização planetária em torno do tema.
“As perturbações climáticas constituem uma pandemia ecológica e que a ação humana, que é a causa dessa pandemia. O aquecimento global atingiu níveis preocupantes. Agora precisamos sair do discurso e precisamos realizar o objetivo coletivo de manter o aumento da temperatura abaixo de 1,5º C. Isso é uma emergência que precisa ser resolvida”, declarou o presidente.
Félix Tshisekedi também tratou da importância do seu país, que tem 67% do seu território coberto por áreas florestais, para a regulação do clima no mundo. Diante disso, o presidente defendeu a utilização das florestas como um ativo no mercado de carbono e que isso traz oportunidades para o crescimento econômico e o desenvolvimento social.
“A economia do clima cria oportunidades com inovações tecnológicas, desenvolvimento de estruturas verdes e resilientes, transição ecológica, renovações urbanas e promoção de cidades limpas”, destacou.