Combate à violência contra o idoso está na pauta desta terça-feira na Alepa
Deputados estão na reta final do período legislativo

Em reta final do período legislativo, neste ano de 2022, os deputados estaduais têm 12 Projetos de Lei (PL) na pauta, desta terça-feira (12), no plenário da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). Desse total, dois se destacam: a proposição de nº 144/2021, que cria a Semana de Mobilização e Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa no Estado; e a proposta de nº 25/2021, que institui a Política Estadual de Turismo em Base Comunitária. Os dois PLs têm pareceres favoráveis das Comissões de Justiça e Finanças.
De acordo com a proposição da deputada Maria Iranilse Pinheiro, mais conhecida como professora Nilse, a intenção da Semana de Mobilização e Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa é “criar uma cultura de não naturalização da violência e de estimular a construção de estratégias coletivas de prevenção e enfrentamento contra a violação de direitos desta parcela da população”, diz o texto do PL.
Se aprovado o PL, da deputada Nilse, a "Semana” deverá ser celebrada na segunda semana do mês de junho, e deve ter campanhas educativas para conscientizar e mobilizar a sociedade em geral e o poder público dos deveres e proteção para com os idosos, “especialmente na prevenção e combate a todo tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade, opressão, abuso e exploração”.
A Política Estadual de Turismo em Base Comunitária foi pautada pela deputada Paula Gomes e defende as iniciativas turísticas que priorizem as necessidades do lugar e de quem mora nele. ”O Turismo de Base Comunitária não é um segmento, e sim um modo de fazer turismo. A ideia por trás desse conceito é promover um turismo mais justo, que coloque a população local no protagonismo em todas as etapas (planejamento, implementação e monitoramento) e leve em consideração a sustentabilidade social e ambiental das atividades”, diz o PL da parlamentar.
O projeto da deputada Paula Gomes, propõe, por exemplo, que “o poder Executivo poderá promover a criação e a manutenção de Conselhos Regionais de Turismo em Base Comunitária que deverão ser espaços de gestão compartilhada do turismo nos territórios, onde as comunidades rurais e tradicionais e os vários atores do turismo em cooperação com o poder público contribuam com o desenvolvimento territorial em bases sustentáveis”.
Entre os demais 11 projetos, a grande maioria denomina entidades ou equipamentos urbanos, como o PL de nº 148/2022, do deputado estadual Carlos Bordalo, que denomina de Leila Arruda o Terminal Hidroviário, no município de Curralinho, no Marajó.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA