CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Colombianos escolhem novo presidente neste domingo

Esquerda pode ganhar eleição pela primeira vez no país, mas empresário fenômeno do Tik Tok está no caminho

O Liberal

Os eleitores colombianos vão às urnas neste domingo (19) para escolher se o próximo presidente do país será Gustavo Petro, um economista e líder de esquerda que já foi prefeito da capital Bogotá, ou Rodolfo Hernández, um empresário que já foi prefeito da cidade de Bucaramanga. O país nunca teve um presidente de esquerda, e Petro, que liderou a votação no primeiro turno, é o político desse espectro ideológico com a maior chance de ser eleito. Rodolfo Hernández, o oponente, é um engenheiro de 77 anos. As informações são do G1. 

Petro é ex-prefeito de Bogotá e atualmente é um senador. Ele é ex-membro do movimento guerrilheiro M-19, que renunciou à luta armada no fim dos anos 1980. Ele propôs uma ambiciosa reforma tributária de US$ 13,5 bilhões --equivalente a 5,5% do produto interno bruto da Colômbia-- financiada por impostos mais altos sobre os mais ricos. Ele prometeu melhorar as condições sociais e econômicas de um país onde metade da população vive em alguma forma de pobreza.

Hernández, um candidato surpresa no segundo turno, foi impulsionado por promessas anticorrupção, planos para encolher o governo e moradia para os pobres. No entanto, ele enfrenta uma investigação da Procuradoria-Geral por supostamente intervir em uma licitação de coleta de lixo enquanto prefeito de Bucaramanga, para beneficiar uma empresa para a qual seu filho fazia lobby. Hernández nega as acusações e apoiadores gostam de sua imagem anti-establishment. Todas as pesquisas apontam empate técnico entre ambos os candidatos. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA