MENU

BUSCA

Cláudio Rendeiro tinha atuação destacada no Judiciário

Intérprete do Epaminondas conseguiu levar à população o entendimento sobre questões da Justiça

Redação Integrada

O juiz de direito Cláudio Henrique Lopes Rendeiro era natural de São Caetano de Odivelas e tinha 25 anos de atuação no Poder Judiciário. Atualmente, era juiz de direito titular da 4° Vara do Tribunal do Júri de Belém. Rendeiro ficou conhecido fora da área de atuação por interpretar o personagem Epaminondas.

LEIA MAIS

Morre Cláudio Rendeiro, intérprete do personagem Epaminondas Gustavo, vítima da covid-19

Poema escrito por Cláudio Rendeiro incentivava as pessoas a refazer seus momentos em casa

Cláudio Rendeiro veio para Belém com 7 anos. Aqui cursou direito na Universidade Federal do Pará e era especialista em gestão penitenciária pela Faculdade Estácio FAP. Foi promotor de justiça do Estado do Pará de abril de 1991 a novembro de 1994

Também coordenou o projeto Começar de Novo no Estado (CNJ/TJE), que tem o objetivo de promover ações de reinserção social de presos, egressos do sistema carcerário e de cumpridores de medidas e penas alternativas. Faz parte também o Programa de Atenção Integral ao Louco Infrator (Paili).

Epaminondas

A relação do juiz com humor começou em 2008 quando Rendeiro atuava na Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas. Para explicar de forma dinâmica qual era o trabalho executado pela seção do Poder Judiciário, Rendeiro criou um personagem inspirado no ribeirinho vindo do interior do Estado que tinha dificuldade de entender o que eram as medidas alternativas. 

Em 2013, o personagem ganhou o nome de Epaminondas Gustavo e começou a fazer áudios educativos no aplicativo WhatsApp. Desde fevereiro de 2014, a partir de um convênio do Tribunal de Justiça do Estado com a Cultura FM, o personagem fazia o minuto da justiça, chamado “Escuta, Mano, o Meu Recado” com orientações jurídicas para a população em geral. O personagem também fazia Stand Up Comedy sempre abordando temas jurídicos.

Cláudio rendeiro também participou da Campanha de Combate ao Trabalho Infantil, realizado no Estado pela Justiça do Trabalho da 8° Região.

Política