MENU

BUSCA

Ciro Gomes é o segundo entrevistado do ‘Propostas para a Amazônia’

Candidato responde a nove perguntas do Grupo Liberal em parceria com outros veículos da Amazônia Legal nesta terça-feira (6)

Daleth Oliveira

O candidato à presidência da República pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), Ciro Gomes, vai responder nesta terça-feira (6) a nove perguntas de jornalistas da Amazônia Legal. Ele é o segundo presidenciável sabatinado pelo “Propostas para a Amazônia - Rodada de Entrevistas com os candidatos à Presidência da República”.

Por meio do projeto capitaneado pelo Grupo Liberal em parceria com oito veículos dos demais estados da região, ontem (5), a iniciativa pioneira começou entrevistando o candidato a presidente Felipe D’Ávila (Novo). Até o dia 14, outros cinco presidenciáveis serão sabatinados.

Ciro Ferreira Gomes tem 64 anos. É advogado e professor universitário. Natural de Pindamonhagaba, interior de São Paulo, passou a infância e a adolescência em Sobral (CE). Na década de 80, foi prefeito de Fortaleza. Em 1990 elegeu-se governador do Ceará. 

Essa é a quarta vez que Ciro disputa a presidência da República. O candidato já foi ministro da Fazenda no governo Itamar Franco, ministro da Integração durante o primeiro mandato do ex-presidente Lula, e depois foi deputado federal. 

Todas as entrevistas começam às 12h30, com uma hora de duração, e transmissão ao vivo em OLiberal.com, Rádio Liberal FM e redes sociais. Além do Grupo Liberal, participam da série o Imirante, do Maranhão; A Crítica, do Amazonas; Diário da Amazônia, de Rondônia; Gazeta do Cerrado, de Tocantins; Gazeta Digital, do Mato Grosso; Roraima em Tempo; Gazeta do Acre; e Diário do Amapá. Cada veículo fará uma pergunta a cada candidato e todas as entrevistas contarão com intérpretes da língua brasileira de sinais.

As sabatinas ocorrem até 14 de setembro, com participação também de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no dia 8/9 (quinta); Soraya Thronicke (União Brasil), no dia 9/9 (sexta); Jair Bolsonaro (PL), no dia 12/9 (segunda); Pablo Marçal (Pros), no dia 13/9 (terça); e de Simone Tebet (MDB), no dia 14/9 (quarta). 

Todas as falas do candidatos serão acompanhadas e checadas pela equipe do projeto Amazônia Check, uma iniciativa do Grupo Liberal com o Youtube e o Centro Internacional para Jornalistas que, desde o início da campanha, tem apurado a veracidade das afirmações que os presidenciáveis fazem sobre a região em entrevistas e debates. As checagens já feitas pelo projeto podem ser vistas em www.oliberal.com/eleicoes/amazonia-check.

Política