MENU

BUSCA

Cinco partidos vão homologar nesta quarta nome dos candidatos à prefeitura de Belém

Alianças estão sendo concretizadas e as conversas devem se estender até as últimas horas do dia

Keila Ferreira

Termina nesta quarta-feira (16), o prazo de convenções partidárias para escolha de candidatos e formação de coligações e, em Belém, cinco legendas vão homologar, na reta final, o nome dos que estarão na disputa à Prefeitura. As alianças estão sendo concretizadas e as conversas devem se estender até a última hora. Por isso, quatro pré-candidatos só terão o vice na chapa anunciado neste último dia, durante o evento partidário.

Única chapa majoritária anunciada e que deve ser oficializada nesta quarta traz o deputado federal Edmilson Rodrigues, do PSOL, como candidato a prefeito, e Edilson Moura como vice. Ex-prefeito de Belém por dois mandatos, Edmilson disputou a Prefeitura nas eleições de 2016 e chegou ao segundo turno, quando obteve mais de 360 mil votos. Porém, foi derrotado pelo atual prefeito, Zenaldo Coutinho (PSDB). Já Edilson Moura foi vereador e deputado estadual pelo PT. Ele é historiador e chegou a assumir a Secretaria de Cultura do Pará, no governo de Ana Júlia Carepa.

Nesta quarta, o Cidadania deve lançar o nome do deputado estadual Thiago Araújo, durante a convenção do partido, marcada para a tarde. Pré-candidato mais jovem, com 28 anos, Thiago foi vereador de Belém e está em seu segundo mandato de deputado. Ele deve entrar na disputa com o apoio do PSDB, partido do atual prefeito. Existe a expectativa que o nome do vice na chapa saia do ninho tucano, que irá se reunir às 9h desta quarta-feira, na sede do partido, para deliberar sobre coligação e candidatos ao pleito de novembro.

Também ainda não há definição sobre quem virá como vice na chapa encabeçada pelo deputado federal José Priante, que terá seu nome confirmado durante a convenção do MDB, marcada para esta quarta e que contará com a presença do governador Helder Barbalho. Priante está em seu sexto mandato de deputado federal, já foi vereador e deputado estadual. O nome do vice sairá de outro partido da coligação, mas o MDB não adiantou de qual legenda, porque as conversas ainda estão em andamento, e nem quantas siglas fazem parte da aliança, pois aguarda a coligação ser concretizada, após os eventos de hoje.

O PSB tentará chegar à Prefeitura com Cássio Andrade e também só decidirá nesta quarta, durante a convenção, o nome do vice, que deve vir de uma das legendas da coligação. Eleito em 2018, Cássio está em seu primeiro mandato como deputado federal. Ele foi vereador de Belém e deputado estadual por três mandatos.

Ainda em situação incerta, o PSD bate o martelo sobre o nome do seu candidato a prefeito durante a convenção desta quarta. Dois políticos se lançaram pré-candidatos e disputam a preferência dos correligionários: o deputado federal Éder Mauro e o estadual Gustavo Sefer.

Por causa do novo coronavírus, para as eleições de 2020, a Justiça Eleitoral permitiu que as convenções sejam feitas por meio virtual, independentemente de qualquer disposição estatutária e observadas as instruções do Tribunal Superior Eleitoral. Na capital paraense, os partidos têm planejado controle de público em seus eventos e transmissão da convenção pela internet, permitindo a participação de um maior número de apoiadores.

Confirmados

Outros cinco nomes que estarão na disputa à Prefeitura já foram confirmados por seus partidos, durante as convenções ocorridas nos últimos dias. O ex-senador Mário Couto virá pelo PRTB, mas o vice na chapa ainda não foi confirmado. Também não foi definido o nome da pessoa que virá como vice do delegado Everaldo Eguchi, que vai disputar pelo Patriota. Segundo a assessoria do candidato, a decisão deve ser anunciada pelo presidente do partido, Raimundo Santos, até está quarta.

O deputado federal Vavá Martins tenta chegar ao Palácio Antônio Lemos pelo Republicanos. A chapa pura terá como vice o sargento da Polícia Militar Carlos Gonçalves. Cleber Rebelo vem mais uma vez para a disputa à Prefeitura pelo PSTU, ao lado do operário da construção civil e ativista do movimento LGBT, Seu Alex, candidato a vice. Guilherme Lessa foi escolhido pelo PTC para concorrer à prefeitura. Sua vice na chapa é a major Diamantina.

Veja as convenções marcadas para esta quarta, em Belém

MDB

PRÉ-CANDIDATO: PRIANTE

HORÁRIO: 16h às 22h

LOCAL: Antigo African Bar

PSOL/PT

PRÉ-CANDIDATOS – EDMILSON RODRIGUES (PREFEITO) E EDILSON MOURA (VICE)

HORÁRIO: 16h30

LOCAL: Hotel Sagres

PSD

PRÉ-CANDIDATOS: GUSTAVO SEFER E ÉDER MAURO

HORÁRIO: 18h

LOCAL: Sede do partido.

PSB

PRÉ-CANDIDATO: CÁSSIO ANDRADE

LOCAL: Insano Marina Clube

HORÁRIO: 19h

Cidadania

PRÉ-CANDIDATO: THIAGO ARAÚJO

LOCAL: Sesi Almirante Barroso

HORÁRIO: 18h.

Política