MENU

BUSCA

Centro expandido, direita cresce e esquerda encolhe: o legislativo paraense a partir de 2023

MDB será maioria na Alepa e na Câmara na esteira da influência de Helder Barbalho

O Liberal

O MDB se consolidou como o partido mais forte do Pará nas eleições de 2022 não só pela vitória de Helder Barbalho em primeiro turno para o Governo do Estado, mas também pela maioria conquistada pela legenda na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) e na Câmara dos Deputados, acentuando a tendência centrista do legislativo paraense.

VEJA MAIS

Eleições 2022: dois vereadores de Belém migram para a Assembleia Legislativa 
Sete candidatos tentaram outros cargos, mas só Zeca Pirão e Lívia Duarte foram eleitos

Número de deputadas cai na Alepa e mais do que dobra na bancada do Pará na Câmara; veja
Na Assembleia Legislativa, número de parlamentares mulheres cai de dez para sete. Já na Câmara dos Deputados, sobe de dois para cinco

Entre os deputados estaduais, 13 são do MDB, um aumento de 30% em relação à legislatura passada. Na bancada federal, 9 dos 17 representantes paraenses são do MDB

A direita se fortaleceu na Alepa, com destaque para o PL do presidente Jair Bolsonaro, que agora tem três deputados: Rogério Barra, Coronel Neil e Aveilton Souza. A legenda também repetiu o número na Câmara, com as reeleições de Éder Mauro e Joaquim Passarinho e a chegada do atual deputado estadual Delegado Caveira, que se muda para Brasília em 2023.

Outros nomes da direita se consagraram no parlamento federal, como Celso Sabino (UB), Olival Marques (MDB) e Raimundo Santos (PSD).

Helder é reeleito com 70%; veja como foi a votação no Pará
Problemas logísticos atrasaram a apuração de votos no Estado, mas o governador tinha margem grande para o segundo colocado

Beto Faro-PT é o novo senador do Pará; veja como foi a votação
Resultado manteve a vaga do PT no Senado Federal após o término do mandato de Paulo Rocha

Com 15 vagas para o centro e à direita, sobraram apenas duas cadeiras em Brasília para a esquerda paraense: uma para Airton Faleiro e outra para Dilvanda Faro, ambos do PT.

O Psol, após disputas internas entre apoiadores das candidatas Vivi Reis e Marinor Brito, acabou perdendo a vaga que tinha sido cultivada pelo prefeito Edmilson Rodrigues ao longo de dois mandatos.

Veja quem são os 10 deputados estaduais mais votados do Pará
Desses, seis são do MDB e quatro são mulheres

Eleições 2022: veja os deputados estaduais eleitos no Pará
Confira a lista com os 41 eleitos que ocuparão a Alepa

Na Alepa, a esquerda e a centro-esquerda cravaram 12 cadeiras. A esquerda foi mais uma vez liderada por Dirceu Ten Caten (PT), que repetiu o feito de 2018 e foi mais uma vez o candidato com mais votos deste campo.

Já as maiores votações da centro-esquerda ficaram para Adriano Coelho (PDT) e Igor Normando (Podemos). Já a centro-direita ficou com 13 vagas, com Cilene Couto (PSDB) liderando o bloco.

No Senado, o senador Paulo Rocha (PT) foi substituído pelo também petista Beto Faro, que era deputado federal. Sendo assim, os representantes paraenses no senado seguem em equilíbrio ideológico: Jader Barbalho (MDB) pelo centro, Zequinha Marinho (PL) para a direita e Faro pela esquerda. 

Veja quem são os 10 deputados federais mais votados do Pará
Desses, seis são do MDB e quatro são mulheres

Eleições 2022: veja os deputados federais eleitos no Pará
Vale destacar que, entre os 17 eleitos, nove são do MDB. Em seguida, vem o PL, com três eleitos

No Brasil, a maior bancada da Câmara dos Deputados ficou para o PL, com 99 candidatos eleitos, enquanto a federação Brasil da Esperança, comandada pelo PT, assegurou 80 vagas.

Já no Senado, o PL terá a maior bancada, com 15 eleitos, sendo boa parte deles ex-ministros embalados pelo apoio do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). Já o PT terá nove cadeiras a partir de 2023, assim como o MDB.

Política