MENU

BUSCA

Cármen Lúcia se declara contra militares e policiais advogarem em causa própria

Ministra do STF defende inconstitucionalidade de trecho do novo Estatuto da Advocacia

O Liberal

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, defendeu nesta sexta-feira, 10, a inconstitucionalidade do trecho do novo Estatuto da Advocacia que permite que policiais e militares na ativa possam advogar em causa própria. A magistrada destacou que essa permissão compromete o bom funcionamento das instituições de segurança pública e o exercício das funções dos agentes.

A ministra é relatora de uma ação proposta pela Ordem dos Advogados do Brasil contra dispositivos de lei sancionada em junho do ano passado, instituindo o novo Estatuto da Advocacia. Os ministros do STF analisam o caso em julgamento no plenário virtual, com previsão para terminar na próxima sexta-feira, 17.

Ministra fala de incompatibilidade entre o exercício da advocacia e as funções exercidas por policiais e militares

Em seu voto, Cármen Lúcia ressaltou que a incompatibilidade entre o exercício da advocacia e as funções exercidas por policiais e militares na ativa tem previsão legal há décadas. A ministra argumentou que o advogado não pode atuar sem independência e com sujeição a poderes hierárquicos próprios às atividades e regulamentos militares.

A magistrada explicou que a limitação visa resguardar a liberdade e a independência da atuação do advogado, afastando a subordinação hierárquica ou o exercício de atividades de Estado que exijam a imparcialidade em favor do interesse público na aplicação da lei. Além disso, a ministra destacou que as restrições visam barrar eventuais conflitos de interesse, mantendo o direito à liberdade de profissão, uma vez que apenas impede o exercício concomitante de duas profissões, assegurando a liberdade de escolha entre elas.

Agentes poderiam ter privilégio de acesso, diz Cármen

Cármen Lúcia ainda enfatizou que permitir o desempenho da advocacia por policiais e militares na ativa abre espaço para influência indevida e privilégios de acesso a autos de inquéritos e processos, desequilibrando a relação processual e colocando em risco a independência e a liberdade da profissão.

VEJA MAIS

Ministro Luís Roberto Barroso está na UTI após cirurgia de emergência no aparelho digestivo
O magistrado se recuperava de outra intervenção, mas teve dois episódios de obstrução intestinal que exigiram novos procedimentos de emergência

Ministro Luiz Fux suspende julgamento sobre perfilamento racial
Magistrado usou o instrumento para atrasar deliberadamente a conclusão da votação

Alexandre de Moraes solta 80 homens denunciados por atos golpistas em Brasília
Ministro já havia liberado nesta semana 149 mulheres

"A advocacia simultânea, mesmo em causa própria, exercida por policiais e militares põe em risco a boa administração da justiça, privilegiando estes servidores relativamente aos demais advogados. Compromete-se, ainda, pelo modelo legal assim adotado o bom e regular funcionamento das instituições de segurança pública e o exercício das funções inerentes aos policiais e militares", ponderou a ministra.

Em conclusão, a ministra Cármen Lúcia afirmou que a incompatibilidade entre o exercício da advocacia e as funções exercidas por policiais e militares na ativa é uma medida essencial para garantir o adequado funcionamento das polícias e das Forças Armadas, em atendimento à eficiência administrativa e supremacia do interesse público na manutenção da ordem, segurança e paz social

 

Política