Cármen Lúcia envia notícia-crime contra Augusto Aras para o presidente do STF

A ação foi apresentada, esta semana, pelos senadores Alessandro Vieira e Fabiano Contarato

O Liberal
fonte

A ministra Cármen Lúcia encaminhou, na quinta-feira (19), para o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, a notícia-crime contra o procurador-geral da República, Augusto Aras, para que ele decida ou faça nova distribuição do processo. As informações são do portal CNN Brasil.

A ação foi apresentada na quarta-feira (18), pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Fabiano Contarato (Rede-ES), que pedem que o STF encaminhe a notícia-crime ao Conselho Superior do Ministério Público Federal. 

Os parlamentares argumentam que Aras deve ser investigado por crime de prevaricação por uma suposta atuação omissa em relação a ataques do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao sistema eleitoral e em ações do governo federal no combate à pandemia.

"Submeto o caso ao ministro presidente deste Supremo Tribunal Federal, para decisão quanto à livre distribuição ou para outro encaminhamento, nos termos da legislação vigente", escreveu Carmen Lúcia.

Entenda o pedido dos senadores

Vieira e Contarato enviaram a manifestação contra Aras, aliado do presidente, diretamente para a ministra, porque ela já relata um processo no Supremo sobre os ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral. Além disso, os parlamentares alegam que o "conjunto de fatos" mostram que o Procurador-Geral da República agiu de maneira "incompatível com a dignidade e com o decore do seu cargo".

"O comportamento desidioso do Procurador-Geral da República fica evidente não só pelas suas omissões diante das arbitrariedades e crimes do presidente da República, mas também pelas suas ações que contribuíram para o enfraquecimento do regime democrático brasileiro e do sistema eleitoral e para o agravamento dos impactos da Covid-19 no Brasil, além de ter atentado direta e indiretamente contra os esforços de combate à corrupção no país", afirmam os senadores.

Se a petição for encaminhada ao Conselho Superior do Ministério Público Federal, caberá ao órgão fazer a avaliação sobre a instauração de inquérito. Uma vez aberto o inquérito, pode-se oferecer denúncia ao STF ou arquivar a notícia crime.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA