MENU

BUSCA

Carla Zambelli é condenada a pagar R$ 20 mil para Manuela D'Ávila por montagem: 'esquerda genocida'

Desembargadores da 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul determinaram o pagamento por danos morais

O Liberal

Desembargadores da 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul determinaram que a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) pague R$ 20 mil à ex-deputada Manuela D'Ávila (PCdoB-RS) como indenização pro dano moral. A decisão, tomada nesta quinta-feira (13), envolve uma postagem feita por Zambelli em 2022, nas redes sociais, na qual Manuela aparece em uma montagem ao lado das deputadas federais Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Talíria Petrone (PSOL-RJ), com chifres e olhos vermelhos. Na publicação, feita após as três parlamentares por comemorarem a descriminalização do aborto na Colômbia, elas são associadas à "esquerda genocida".

"Restou demonstrada a conduta ilícita da ré na medida em que ultrapassou do seu direito à expressão e à livre manifestação, configurando excesso e causando danos e prejuízos imateriais à autora", declarou o desembargador Túlio de Oliveira Martins, relator do processo. 

VEJA MAIS

'Não li a entrevista, nem vou ler', diz Bolsonaro sobre declarações de Carla Zambelli
Deputada federal afirmou discordar do silêncio após as eleições

Zambelli é chamada de 'traíra' ao amenizar discurso contra o Supremo
Deputada federal disse que Bolsonaro pode ser preso e que o foco dela é o presidente Lula

Alexandre de Moraes determina a reativação das redes sociais da deputada Carla Zambelli
Remoção de postagens consideradas irregulares continua valendo

Manuela ajuizou sua ação em uma vara cível de Porto Alegre, cidade onde mora.

"A indenização não paga (nem apaga) o que eu e minha família vivemos juntos nos últimos anos. Não apaga a violência, as ameaças, as consequências reais na minha saúde física e mental por sofrer esses ataques misóginos virtuais. Mas, de algum modo, faz justiça", escreveu.

Política