MENU

BUSCA

Candidatos podem realizar comícios até o dia 29

Lei eleitoral estabelece datas limite para ações de campanha antes do primeiro turno

O Liberal

A próxima quinta-feira (29) marca, pela lei eleitoral, o último dia que os candidatos às eleições do dia 2 de outubro poderão realizar comícios e reuniões públicas. A regra também vale para os debates em rádios e emissores de televisão, bem como a exibição de propaganda eleitoral gratuita.

Já as entrevistas para a imprensa escrita, tanto em papel quanto na internet, podem ser realizadas até a próxima sexta-feira (30). O uso de amplificadores de som e alto falantes em campanhas, com jingles de candidatos, por exemplo, serão permitidos até as 22h do sábado (1), dia que antecede a votação. A regra também vale para carreatas, passeatas e caminhadas. 

Manifestação pode incorrer em crime

"São datas que se resumem à véspera do pleito e é importante que os eleitores estejam atentos para as manifestações no dia da votação, que é uma dúvida recorrente. A manifestação deve ser sigilosa e individual. Os eleitores podem trajar camisas, mas não podem fazer isso em agrupamento, pois é crime mesmo nos locais de votação", diz Felipe Brito, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará. 

VEJA MAIS

TSE aponta que mais de 440 candidatos declaram ter alguma deficiência
Levantamento da Justiça Eleitoral mostra que, entre os registros, 306 são do gênero masculino e 169 do feminino

Eleições 2022: TSE autoriza força nacional em 78 municípios do Pará
As decisões devem ser referendadas pelo Plenário do Tribunal

Votação terá horário unificado no Brasil; veja como vai funcionar em cada Estado
Medida é válida para o primeiro e o segundo turno do pleito de 2022

No Pará, 6.082.312 estão aptos ao voto, um quantitativo 10,6% maior do que em 2018, quando ocorreu o último pleito geral. Na época, eram 5.499.283 com direito de exercer o voto. O aumento percentual do número de eleitores paraenses foi maior do que o observado nacionalmente. Em todo o Brasil há 156.454.011 eleitores aptos, número 6,2% maior do que os 147.302.357 de eleitores registrados há quatro anos.

"Minha avaliação é de que a eleição está tranquila. O volume de processos voltou à normalidade após a fase de registro. O MP tem sido procurado em um nível abaixo do que se podia imaginar. Isso é muito bom. Minha expectativa é de que continue como está e que não haja acirramento de clima, porque isso não leva a lugar nenhum. Estamos preparados. Na segunda-feira (26), vou me reunir para acertar os pontos com a equipe de promotores que trabalhará na eleição", conta José Augusto Torres Potiguar, procurador regional eleitoral 

Eleitor pode levar celular, mas terá de deixar na mesa

Ele lembra que é importante deixar claro algumas decisões recentes do Tribunal Superior Eleitoral que na verdade já existiam enquanto normas para o dia da votação e que só foram reforçadas em 2022. Ele destaca a utilização de celulares no dia da votação.

"O eleitor pode ir sim à seção eleitoral portando aparelho, até por conta do e-título. Porém, antes de ir para a cabine, terá uma mesa onde o eleitor deixará o aparelho. Ninguém vai tomar ou pegar. Ao encerrar a votação, ele pega o aparelho de volta. É importante que isso seja divulgado para evitar caos ou má interpretação", diz.

Marcus Alan de Melo é juiz eleitoral do TRE e afirma que a campanha e a propaganda eleitoral estão transcorrendo com regularidade, sem episódios graves.

"Todas as demandas e reclamações que estão chegando ao conhecimento da Justiça Eleitoral estão sendo apuradas", conta. 

De acordo com a legislação, é proibido, no dia da votação, propaganda ou divulgação de partidos políticos ou de candidatos e os santinhos (panfletos). Mas o eleitor pode levar "cola" para ajudar na hora do voto.

Confira as datas da reta final do primeiro turno: 

29 de setembro - data limite para comícios, reuniões públicas, debates em rádio e TV e exibição de propaganda eleitoral gratuita

30 de setembro - data limite para entrevistas para a imprensa escrita, seja em papel ou na internet

1º de outubro - data limite para carreatas, passeatas, caminhadas e campanha na rua em geral, além do uso de alto falantes

02 de outubro - 1º turno das eleições

Política