MENU

BUSCA

Câmara Municipal de Belém realiza sessão em homenagem aos 200 anos da imprensa no Pará

Evento contou com a presença de jornalistas, vereadores e do prefeito de Belém Edmilson Rodrigues

O Liberal

A Câmara Municipal de Belém realizou uma sessão especial, na manhã desta quarta-feira (25), para homenagear os 200 anos da imprensa no Pará, completados no último domingo (22). Nesta data, no ano de 1822, começava a circular na província do Grão-Pará, o que hoje corresponde ao território da Amazônia, o jornal "O Paraense", primeiro jornal impresso de Belém e o quinto do Brasil, viabilizado pelo advogado Felipe Alberto Patroni Martins Maciel Parente. Durante o evento no Poder Legislativo, o participantes relembraram momentos marcantes da imprensa paraense, mas também chamaram a atenção para os desafios enfrentados no meio jornalístico.

VEJA MAIS

Um dos homenageados durante o evento, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, observou que a imprensa contribuiu com transformações profundas na história da cidade. “Eu quero parabenizar os jornalistas e as jornalistas pela contribuição histórica e secular à democracia. O bom jornalismo se caracteriza pelo bom texto e a ética do profissional", disse o gestor.

Presidente da Câmara Municipal de Belém e autor da proposta para realização da sessão, o vereador Zeca Pirão também destacou a importância da imprensa.  “Cada dia que passa, a gente precisa de vocês, porque a gente vê tantas notícias, informações, repassadas para prejudicar a terceiros, prejudicar a grande sociedade, os políticos. E o que seria do jornalismo se não fosse a fundo para pesquisar a verdade? Isso é muito importante para nós políticos, que o jornalismo seja sério, investigativo, que possa ir profundamente, porque a gente fica no meio dessas brigas, de fakes, e isso nos deixa muito aflitos”, declarou. “A gente tendo um jornalismo sério, com as pessoas que a gente tem aqui no estado do Pará, a gente fica mais tranquilo”, completou.

Decano da academia paraense de jornalismo, Linomar Bahia também relembrou momentos marcantes da história do jornalismo. “Há de se perguntar o que seria de uma sociedade se não houvesse quem lhe transmitisse as notícias e as informações”. Ele ainda citou alguns momentos difíceis enfrentados por jornalistas ao longo das últimas décadas no estado, inclusive assassinato dentro de redação. “Essa história longa é pontilhada de passagens heroicas, vibrantes, e que me remetem a grandes jornalistas com quem eu convivi”, declarou, nomeando alguns colegas dessa jornada. Linomar concluiu deixando uma mensagem para quem está começando na profissão: “que eles continuem toda essa jornada, todo esse poder que essa imprensa tem e sobretudo na prestação do serviço maravilhoso que a imprensa pode prestar. Sempre alguém estará se desagradando. Fazemos do jornalismo um veículo de informação e, sobretudo, de formação.

Política