MENU

BUSCA

'Boa e produtiva', diz Zelensky sobre reunião com Trump e Macron

Reunião tripartida aconteceu no último sábado (7), no Palácio do Eliseu, em Paris

Juliana Maia

No último sábado (7), o presidente da França, Emmanuel Macron, promoveu o primeiro encontro entre Donald TrumpVolodymyr Zelensky desde a vitória do candidato republicano nas eleições dos Estados Unidos. Os três políticos se reuniram no Palácio do Eliseu, em Paris, para tratar da guerra entre Ucrânia e Rússia.

VEJA MAIS

Retrospectiva 2024: Trump de volta à Casa Branca, crise na Venezuela, guerras e desastres climáticos
O ano de 2024 foi marcado por eventos que redefiniram o cenário político mundial. Relembre mês a mês.

Em pronunciamento, Macron diz que nomeará um premiê 'nos próximos dias' e descarta renúncia
'O mandato que vocês me confiaram democraticamente é de 5 anos, e o cumprirei até o final", em 2027', disse Macron nesta quinta-feira (5/12)

Moro se encontra com Zelensky em Kiev e critica posição de Lula sobre guerra na Ucrânia
O presidente ucraniano atualizou a situação no front de batalha e destacou a importância de alianças internacionais para fortalecer a resistência de seu país

Ao final do encontro, por volta da 14h10, Zelensky descreveu a reunião como "boa e produtiva". "Nós todos queremos que essa guerra acabe o mais rápido possível e de uma forma justa. Nós falamos sobre nosso povo, a situação na terra e uma paz justa", disse o ucraniano.

Segundo o presidente da Ucrânia, Trump está firme em seu posicionamento sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, e afirmou que os três países firmaram uma parceria.


“O presidente Trump está, como sempre, resoluto. Agradeço a ele. Também estendo minha gratidão a Emmanuel por organizar esta importante reunião. Concordamos em continuar trabalhando juntos e manter contato. Paz através da força é possível”, disse no X.

Política