MENU

BUSCA

Após reunião com Lula, secretário dos EUA diz que parceria com Brasil é importante

Encontro envolveu temas como o apoio dos Estados Unidos à presidência do Brasil no G20 e a parceria entre os dois países

O Liberal

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, se reuniu, nesta quarta-feira (21), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto. O norte-americano veio ao Brasil para participar da reunião de ministros do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo, União Europeia e União Africana. A reunião ocorre no Rio de Janeiro, hoje e amanhã (22).

Com duração de quase duas horas, a reunião contou com temas como o apoio dos Estados Unidos à presidência do Brasil no G20 e a parceria entre os dois países pelos direitos dos trabalhadores e na cooperação na transição para energia limpa.

VEJA MAIS

Secretário de Estado dos EUA chega ao Brasil nesta terça (20) para encontro com Lula
Conflito entre Israel e Hamas e presidência brasileira no G20 devem ser tratados na visita de Antony Blinken ao país

Após crise, governo Lula cogita expulsar embaixador de Israel no Brasil
Fontes do Itamaraty revelam que a possibilidade da expulsão foi sugerida em linguagem diplomática ao próprio Zonshine

Após o encontro com o presidente Lula, Blinken disse que "foi uma ótima reunião. Sou muito grato ao presidente [Lula] pelo seu tempo", disse o chefe da diplomacia do país norte-americano ao deixar o local.

"Os Estados Unidos e o Brasil estão fazendo coisas muito importantes juntos. Estamos trabalhando juntos bilateralmente, regionalmente, mundialmente. É uma parceria muito importante e somos gratos pela sua amizade", completou Blinken. Ele segue para a Argentina, onde se encontrará com o presidente Javier Milei.

Conflitos

Os dois também falaram sobre a guerra entre Israel e o grupo palestino Hamas, na Faixa de Gaza. Em nota, o Palácio do Planalto informou que o presidente Lula reafirmou seu desejo pela paz e fim dos conflitos. "Ambos concordaram com a necessidade de criação de um Estado Palestino", dizia o texto.

Esse encontro ocorre em meio à repercussão da fala do presidente brasileiro comparando as ações militares de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto contra judeus da Segunda Guerra Mundial. O comentário fez o governo de Israel declarar Lula persona non grata no país.

Outro tema tratado foi a disputa entre Venezuela e Guiana em torno do território de Essequibo. De acordo com a Presidência, o secretário Blinken agradeceu a atuação do Brasil pelo diálogo entre os dois países sul-americanos.

G20

A presidência brasileira no G20 iniciou-se em 1º de dezembro de 2023 e segue até 30 de novembro deste ano, quando acontece a cúpula de chefes de Estado, também no Rio de Janeiro. Segundo o Palácio do Planalto, Blinken reafirmou apoio ao Brasil e elogiou a escolha dos temas.

As prioridades do país no mandato são a inclusão social e a luta contra a desigualdade, a fome e a pobreza; o enfrentamento das mudanças climáticas, com foco na transição energética, e a promoção do desenvolvimento sustentável em suas dimensões econômica, social e ambiental; e a reforma das instituições de governança global, que reflita a geopolítica do presente.

Política