MENU

BUSCA

STF volta a adiar julgamento sobre Marco Temporal das Terras Indígenas após pedido de vista

A análise é do recurso extraordinário (RE) 1.017.365, que pode reverter a decisão da Câmara dos Deputados. O pedido de analisar melhor foi do ministro André Mendonça.

O Liberal

O Supremo Tribunal Federal (STF) voltou a adiar, na tarde desta quarta-feira (7), o julgamento do Recurso Extraordinário 1.017.365, que trata do Marco Temporal de demarcação das Terras Indígenas. Os ministros podem acabar revertendo a decisão da Câmara dos Deputados de estabelecer, como data de referência para o reconhecimento das terras legais dos povos originários brasileiros até a data de promulgação da Constituição Federal de 1988. Logo, as terras demarcadas e autorreconhecidas ou reivindicadas após essa data, não poderiam ser consideradas. No entanto, o ministrio André Mendonça pediu vista do processo. Ou seja, o julgamento fica suspenso.

VEJA MAIS

Terminal Hidroviário de Belém deve receber 8,5 mil passageiros durante o Corpus Christi
Os destinos mais procurados pelos viajantes devem ser os municípios marajoaras de Soure, Salvaterra, Ponta de Pedras, Cachoeira do Arari e Santa Cruz do Arari, além do porto de Camará, também no arquipélago do Marajó

Manifestações conta o marco temporal provocam bloqueio de estradas em 4 estados e no DF
STF pode retomar nesta quarta o julgamento envolvendo as demarcações de terras indígenas

Manifestações conta o marco temporal provocam bloqueio de estradas em 4 estados e no DF
STF pode retomar nesta quarta o julgamento envolvendo as demarcações de terras indígenas

O RE 1.017.365 foi movido pela Fundação Nacional do Índio (Funai) a partir de um acórdão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que aplicou a tese do marco temporal para promover uma reintegração de posse, em favor do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA-SC), de uma área pertencente à Reserva Biológica do Sassafrás. O terreno estava dentro da Terra indígena Ibirama LaKlãnõ. O julgamento estava suspenso desde 2021.

Apenas o ministro Alexandre de Moraes votou e foi contra o Marco Temporal. Devido ao pedido de Mendonça e apoiado por Luís Roberto Barroso, as discussões devem seguir normalmente no Senado Federal, que não tem data para serem apreciadas. A sessão, que tinha a presença da ministra Sônia Guajajara, foi suspensa logo em seguida. Paralelamente a uma votação contrária ou não, o presidente da República pode vetar total ou integralmente a lei.

Política