MENU

BUSCA

Anúncio de mudança em programa de auxílio do governo federal provoca filas em Cras

Usuários formaram filas em frente ao Cras do Guamá na madrugada desta segunda-feira.

Natalia Mello

O anúncio do fim do Bolsa Família e a criação do novo programa Auxílio Brasil deixou muitos beneficiários preocupados. Em Belém, o receio de não estar com o Cadastro Único (CadÚnico) – obrigatório para receber o benefício – atualizado levou as pessoas a formarem filas em frente aos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) de vários bairros. Nesta segunda-feira (8), no Guamá, não foi diferente.

O coordenador da unidade, Sérgio Raiol, afirma que 100 fichas foram distribuídas para atendimento, e que foram recebidas também as pessoas que haviam feito agendamento prévio. “Eles têm lotado os Cras por conta da promessa do Auxílio Brasil, que o governo federal está anunciando. Mas é desinformação pelo governo federal, porque não tem cadastro no programa, basta ter o CadÚnico, que é o serviço que nós trabalhamos e não é preciso ficar vindo atualizar. Quem tinha Bolsa Família vai ter direito ao Auxílio Brasil, e eles pensam que tem que fazer novo cadastro, mas basta estar atualizado”, explicou.

O local recebe de 200 a 300 pessoas por dia, somando agendados e espontâneos, e, segundo Sérgio, o atendimento por muitas vezes demora devido à necessidade de ser preciso. “Cada atendimento é diferente, cada situação, por isso às vezes demora. A gente faz uma triagem e faz os agendamentos no caso de não ter mais vaga para o dia. Semana passada, por exemplo, o sistema parou em todo o Brasil. Acontece mesmo”, concluiu. O atendimento nos Cras é feito até às 17h.

A dona de casa Érica Maciel, de 43 anos, conta que chegou às 3h da manhã para ser atendida. “Me falaram que eram só 20 fichas e sei que aqui é muita gente. O meu caso é atualização do CadÚnico, porque a Equatorial está pedindo. A última atualização que fiz foi quando fiz o cadastro, em 2019, aí venceu em agosto e eu precisei vir aqui. Realmente tinha muita fila, abriu 8h e depois do rapaz separou as prioridades, os que já estavam agendados. As pessoas vêm porque pensam que para receber o benefício tem que fazer outro cadastro, aí chega aqui aglomera”, diz.

Joelma Marquês é autônoma e mora com os quatro filhos sozinha no bairro do Guamá. Ela também foi até o Cras apenas para pegar a Folha Resumo, documento que comprova a inscrição no CadÚnico. “Eu tenho Bolsa Família e fiz o Cadastro recentemente. Só vim pegar mesmo o documento. Cheguei 7h e acho que não demora mais tanto para me chamarem, são 10h30”, finalizou.

Política