MENU

BUSCA

Trump se surpreende com prisão de Bolsonaro e lamenta decisão: ‘uma pena’

A declaração foi feita enquanto ele conversava com jornalistas no jardim da Casa Branca

O Liberal

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reagiu com surpresa ao ser informado sobre a prisão preventiva de Jair Bolsonaro na manhã deste sábado (22). A declaração foi feita enquanto ele conversava com jornalistas no jardim da Casa Branca. Ao tomar conhecimento do caso, o ex-presidente norte-americano lamentou o ocorrido, classificando como “uma pena”.

Inicialmente, Trump demonstrou confusão ao ser questionado se tinha algo a comentar sobre a prisão de Bolsonaro, acreditando que os repórteres falavam do atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. “Vamos nos encontrar num futuro bem próximo”, respondeu, antes de ser corrigido.

Trump diz que prisão de Bolsonaro é ‘uma pena’

Após entender que se tratava do ex-presidente brasileiro, Trump afirmou: “Isso é uma pena. Eu não sabia disso. É uma pena mesmo”, disse, encerrando o assunto.

A detenção de Bolsonaro, realizada pela Polícia Federal (PF), foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A motivação foi a suposta violação da tornozeleira eletrônica, registrada por volta da 0h deste sábado, conforme dados do sistema de monitoramento.

Desde o início de agosto, Bolsonaro já cumpria prisão domiciliar, determinada por outro processo. A nova ordem de prisão preventiva não está ligada ao inquérito sobre a tentativa de golpe, pelo qual o ex-presidente foi condenado, mas sim a uma investigação distinta.