MENU

BUSCA

Roberto Gonçalves de Moura toma posse como novo presidente do TRE

A desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento será vice-presidente e corregedora do Tribunal

Redação Integrada

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) dará posse hoje ao seu novo presidente, o desembargador Roberto Gonçalves de Moura, que ocupará a função no biênio 2019/ 2020. O governador Helder Barbalho e o vice-governador do Estado, Lúcio Vale, participarão da cerimônia em sessão plenária extraordinária, às 18h, na sede do TRE, localizada na rua João Diogo, 288. Na ocasião, será empossada também a desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, que assumirá os cargos de vice-presidente e corregedora do Tribunal.

A atual presidente do TRE, a desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, que concederá a posse aos novos gestores, deixa um legado de títulos a ser administrado por seus sucessores. Em 2017, o TRE do Pará foi o único Tribunal Eleitoral do País a receber o Selo Diamante, honraria concedida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aos tribunais que se destacam na gestão de informações e na qualidade da prestação jurisdicional. E no ano passado, conquistou o primeiro lugar no Ranking da Transparência do Poder Judiciário, além do Selo Prata, reconhecimento também promovido pelo CNJ.

Roberto Gonçalves, o próximo presidente, começou a carreira como auxiliar de escritório da empresa Telecomunicações do Pará S.A (Telepará), onde foi admitido por concurso público em 1977. Foi ainda escrivão de polícia da Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Defesa Social (Segup), admitido também por concurso em 1979, além de delegado da mesma secretaria, em 1986. Passou no concurso como promotor de Justiça em 1985 e se tornou juiz de direito em 1988.

A desembargadora Luzia Nascimento, por sua vez, ingressou no Tribunal de Justiça do Estado (TJE), por meio de Decreto Governamental, oriunda do Ministério Público para ocupar o cargo de desembargadora. Integrou o Conselho da Magistratura do Egrégio do TJE e foi corregedora de Justiça da Região Metropolitana de Belém no biênio 2007/ 2008. Foi, ainda, presidente da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Estado do Pará (Cejai).