MENU

BUSCA

Posse dos eleitos em Belém não terá a tradicional solenidade aberta ao público

Segundo Edmilson Rodrigues, não haverá a transferência simbólica da faixa de prefeito de Belém

Keila Ferreira

No próximo dia 1º de janeiro, data da posse dos gestores municipais eleitos em novembro, não deve ser realizada a tradicional solenidade aberta ao público de transferência simbólica da faixa de prefeito de Belém, em frente ao palácio Antônio Lemos. A informação foi confirmada pelo prefeito eleito Edmilson Rodrigues (Psol), em entrevista ao Jornal O Liberal, ao ser questionado sobre as medidas preventivas para evitar o avanço de casos da covid-19.

Ele observou que a capital paraense, segundo estudos feitos pela Universidade do Estado do Pará e Universidade Federal Rural da Amazônia, alcançou 42% de imunização (a partir do contato com o vírus). “Mas tem quase 60% que não estão imunes, eu inclusive. Então, muita gente ainda em situação de risco. Há de se ter preocupação, evitar aglomeração é fundamental. Às vezes, você não consegue controlar”, declarou, informando em seguida que optou em não realizar a solenidade que marca a posse.

“A tradicional entrega de faixa do prefeito, em geral um ato público, na porta do Palácio Antônio Lemos, já determinei que não vamos fazer. Porque na hora que anunciar, eu não tenho como conter a multidão. No dia das eleições, nós não conclamamos ninguém, e as pessoas via redes sociais marcaram em São Brás e foram. Coube a mim fazer um discurso rápido, antes das dez (horas) eu estava em casa”, observou. “Mas se eu posso planejar, eu planejo”, completou.

Segundo ele, em razão disso, haverá apenas a sessão na Câmara Municipal de Belém, dia 1º, e no dia seguinte, Edmilson dará posse aos secretários. “Mas aí também com todo o cuidado. Na própria Câmara serão poucos convidados, muita gente querendo participar, mas eu tenho anunciado que eu mesmo vou receber a faixa do presidente e vou solicitar ao prefeito ou ao vice, que passe simbolicamente o cargo pra mim. Mas não vou fazer ato público”, ressaltou.

Conforme anunciado pela Câmara Municipal de Belém, a cerimônia de posse será às 15h. Apenas os vereadores, prefeito e vice-prefeito, com direito a um acompanhante cada, poderão participar da sessão de forma presencial.

Durante a sessão, haverá a eleição da nova mesa diretora da casa, que estará à frente do Poder Legislativo Municipal pelos próximos dois anos. Em seguida, já sob nova presidência, a Câmara dará posse ao prefeito eleito, Edmilson Rodrigues e seu vice, Edilson Moura. Toda a cerimônia será transmitida ao vivo pelo Portal da Câmara Municipal de Belém.