MENU

BUSCA

Lula faz discurso, mas não comenta incêndio na Blue Zone da COP 30

Presidente participou da abertura do Salão do Automóvel, mas não citou fogo que atingiu a área da conferência em Belém

Hannah Franco

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta quinta-feira (20/11), da abertura do Salão do Automóvel, em São Paulo. Apesar da expectativa por um posicionamento oficial, o presidente não mencionou o incêndio registrado durante a tarde na Blue Zone da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém.

A ausência de comentário ocorre no mesmo dia em que o fogo atingiu parte da estrutura montada para as atividades da conferência, provocando evacuação imediata e correria entre os participantes.

VEJA MAIS

13 pessoas são atendidas após inalar fumaça em incêndio na COP 30, diz ONU
Incidente provocou evacuação imediata da Blue Zone e levou a ONU a avaliar possível transferência de delegações para a Green Zone

Governador do Pará, Helder Barbalho, anuncia que incêndio na Blue Zone da COP 30 está controlado
Chamas atingiram o espaço nesta quinta-feira (20)

Durante seu discurso no Salão do Automóvel, Lula concentrou a fala no setor automotivo e no retorno do evento após sete anos. O presidente também falou comemorou as tarifas retiradas por Donald Trump e falou sobre o cenário econômico do Brasil. Não houve referência ao incêndio ocorrido horas antes na COP 30, que continua mobilizando equipes de segurança e visitantes em Belém.

O incêndio começou por volta das 14h e atingiu parte da Blue Zone, levando à evacuação imediata do espaço. A situação provocou correria e empurra-empurra entre os participantes da conferência.

Imagens do local mostram visitantes usando extintores para tentar conter as chamas, que atingiram lonas, estandes e parte da estrutura do pavilhão da East African Community. O forro do local também foi danificado, com buracos e áreas queimadas após a ação do fogo.