MENU

BUSCA

Petistas e bolsonaristas se igualam em percentual de eleitores, aponta Datafolha

Segundo o instituto, 20% dos entrevistados se dizem neutros na disputa entre Lula e Bolsonaro

Estadão Conteúdo

A parcela de brasileiros que se considera petista se igualou à dos que se declaram bolsonaristas, segundo pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta quarta-feira (18).

De acordo com o levantamento, 35% dos entrevistados se dizem adeptos do partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O número representa uma queda em relação à pesquisa anterior, realizada em abril, quando 39% se identificavam como petistas.

Já o índice de brasileiros que se declara bolsonarista subiu para 35%, uma alta de quatro pontos percentuais em comparação com o levantamento anterior. É o maior patamar registrado desde o início da série histórica, em dezembro de 2022.

VEJA MAIS 

Lula deixa Cúpula do G7 e retorna a Brasília sem se reunir com líderes da Ucrânia e Alemanha
Lula deixou Kananaskis, no Canadá, onde foi realizada a Cúpula do G7, por volta das 19h30

Bolsonaro entrega medalha '3is' a Kassab: 'imbrochável, imorrível e incomível'
Mudança na relação entre os dois políticos consolida aproximação de ex-presidente com presidente do PSD, mirando 2026

Para classificar os eleitores, o Datafolha utiliza uma escala de 1 a 5: notas entre 1 e 2 indicam simpatia por Jair Bolsonaro (PL), enquanto 4 e 5 representam afinidade com o Partido dos Trabalhadores. Os que marcam 3 são considerados neutros.

Segundo o instituto, 20% dos entrevistados se dizem neutros na disputa entre Lula e Bolsonaro. Outros 7% afirmam não se identificar com nenhum dos dois.

A pesquisa foi realizada nos dias 10 e 11 de junho, com 2.004 pessoas em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Avaliação do governo

Outro dado divulgado pelo Datafolha, na quinta-feira (12), mostra que a leve melhora na avaliação do governo Lula observada em abril foi interrompida. O percentual de brasileiros que considera a gestão petista “ruim ou péssima” subiu para 40%, uma variação de dois pontos em relação à rodada anterior.