Bolsonaro deixa hospital após 8 dias internado; ordem é para retorno à prisão na PF
Ex-presidente deixou o Hospital DF Star após 18h40, depois que Moraes negou novo pedido de prisão domiciliar
O ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta médica hoje, 1º, e deixou o Hospital DF Star pouco depois das 18h40. Ele retornou à sede da Polícia Federal (PF) em Brasília para seguir cumprindo a pena de 27 anos de prisão, a que foi condenado pelo golpe de Estado gestado em seu governo, em 2022.
Bolsonaro deixou o hospital em uma viatura descaracterizada da PF. Minutos antes, a ex-primeira-dama Michele Bolsonaro também havia deixado o local. O veículo foi acompanhado por batedores da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).
Prisão domiciliar negada por Moraes
Mais cedo, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou um novo pedido de prisão domiciliar humanitária ao ex-presidente. Ao avaliar a solicitação, o ministro considerou que a defesa não apresentou "fatos supervenientes que pudessem afastar" as razões para sua manutenção em regime fechado.
Moraes também destacou que, "diferentemente do alegado pela defesa", a condição de saúde de Bolsonaro não se agravou. Pelo contrário, houve um "quadro clínico de melhora dos desconfortos que estava sentindo, após a realização de novas cirurgias eletivas".
Internação e cirurgias
Bolsonaro foi internado no Hospital DF Star na véspera de Natal, com aval de Moraes. No dia seguinte, passou por sua oitava cirurgia desde 2018, ano do atentado a faca durante a campanha eleitoral. A intervenção cirúrgica visou tratar uma hérnia inguinal.
Além disso, o ex-presidente passou por uma série de procedimentos em seu nervo frênico. O objetivo era amenizar suas crises recorrentes de soluços.
[Instagram=DS_EAfcikuO]
Palavras-chave