Ananindeua anuncia abono salarial para professores e gestores escolares
Investimento na valorização dos trabalhadores da rede municipal de ensino será de R$ 30 milhões e começa a ser pago em janeiro
O prefeito de Ananindeua, Daniel Santos (MDB), anunciou nesta sexta-feira (12) um investimento de R$ 30 milhões na valorização dos professores e gestores da rede municipal de ensino, na forma de abonos e promoções a serem pagos em janeiro de 2022. A medida deve abranger mais de 1500 servidores. O comunicado foi feito durante evento na secretaria de educação do município e foi comemorado pelos presentes.
Na ocasião, Santos celebrou o equilíbrio fiscal do município que, de acordo com ele, foi o que possibilitou o investimento apesar do ano difícil, por conta da pandemia de Covid-19.
VEJA MAIS:
"Tivemos que ser austeros. Por conta da pandemia e do lockdown a arrecadação caiu. Mas graças ao nosso dever de casa podemos virar a chave", disse o chefe do executivo municipal.
A notícia veio em boa hora na opinião da pedagoga Maria Cardoso, que há quatro anos é gestora da Escola Manoel Gregório Rosa Filho, na comunidade quilombola do Abacatal, zona rural de Ananindeua. Segundo ela, muitos professores e gestores de escolas precisam contribuir do próprio bolso para que os alunos não fiquem desamparados em necessidades imediatas.
"Tem coisa que é pro dia, que a gente precisa resolver, fazer alguma coisa. É um desafio muito grande. Os professores são guerreiros. Esse aumento vai ser muito bem-vindo. Vai ajudar muito. Só gratidão", conta ela.
Joaceli Vitelli concorda. Ela é diretora da Escola Amélia Reis Freitas e relata que o labor da gestão escolar é muito árduo, sem dia nem hora para trabalhar. A gestora compara o diretor escolar a um regente de uma orquestra, que precisa estar presente e atento para saber quais as necessidades estruturais e pedagógicas da escola - e solucioná-las.
"[Trabalhamos] final de semana, de noite, feriado. Então é muito gratificante. Falo em nome de todos os colegas gestores. A gente agradece. Ainda mais no dia do diretor escolar", afirma.
Durante o evento, o prefeito anunciou ainda que será dado andamento ao Programa de Cargos, Carreiras e Remuneração da categoria, com reajuste que pode chegar a 30%, além do envio para a Câmara Municipal de um projeto de lei que cria uma nova gratificação mensal aos servidores temporários.
A prefeitura de Ananindeua lançou também uma parceria com a Polícia Militar do Pará para a implantação do Programa educacional de resistência às drogas e à violência e fez a entrega do Selo Escola Azul para 20 colégios municipais que já estão em condições sanitárias adequadas para receberem alunos de forma presencial em Ananindeua.
Na fala que antecedeu o discurso do prefeito, a secretária municipal de educação, Leila Freire, apresentou as metas da pasta: informatizar 100% da gestão escolar em Ananindeua, reduzir em 100% a evasão escolar, assegurar a expansão do atendimento da educação infantil em 50% e do ensino fundamental pré-escolar em 100%, bem como garantir que todas as escolas da rede sejam validadas com o Selo Escola Azul.
Freire lembrou ainda que 10 escolas estão em obras na cidade e outras 15 entrarão em processo de reforma no mês de dezembro deste ano.
Segundo ela, 14 novas escolas serão construídas em Ananindeua até 2024, sendo cinco delas já no próximo ano.
Palavras-chave