Alepa retoma atividades nesta terça
Apesar das sessões ordinárias retornarem apenas esta semana, outras ações têm sido realizadas na casa
As sessões ordinárias na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) retornam na próxima terça-feira. Entre os projetos que devem entrar na pauta está a proposta que autoriza o Poder Executivo a alienar quatro imóveis do tipo terreno urbano, de propriedade do Estado, para a construção de conjuntos habitacionais destinados aos policiais militares, encaminhada na última quarta-feira, pelo governador Helder Barbalho.
Os deputados também devem apreciar, no início deste segundo semestre, os vetos do governador, entre eles, aos dispositivos da Lei nº 8.878, de 8 de julho de 2019, que dispõe sobre a regularização fundiária de ocupações rurais e não rurais em terras públicas do Estado.
Helder vetou, também, o Projeto de Lei 91/2015, que obrigava o Estado à oferecer atenção especial ao idoso , em situação de vulnerabilidade ou risco social. Na mensagem à Alepa, ele justificou que apesar da iniciativa ser louvável e relevante, não é possível sancioná-la, por haver inconstitucionalidade formal. Outro projeto vetado pelo governador possibilitaria aos servidores estaduais aposentados a obtenção de crédito consignado de outras instituições bancárias e cooperativas de crédito, não mais apenas do Banpará, como é atualmente.
Além disso, este mês, a Comissão Externa de Barragens, presidida pela deputada Marinor Brito, deve apresentar seu relatório final trazendo análises das vistorias e conclusões sobre riscos e as recomendações ao Estado e à União, às instituições de Defesa do Meio Ambiente, à Justiça e ao Ministério Público. Ficou ainda adiada para agosto a instalação da Comissão Permanente de Apoio ao Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura, a 16ª comissão permanente da Alepa, proposta pelo deputado Orlando Lobato (PMN). Ainda no segundo semestre, o governo enviará à casa o Plano Plurianual, que indicará os investimentos para os próximos quatro anos (2020-2023).
Apesar das sessões ordinárias retornarem apenas nesta terça, outras ações têm sido realizadas na casa. Na última quinta, por exemplo, houve reunião das Comissões de Direitos Humanos e Segurança Pública com representantes da Susipe e Segup, para discutir a situação do sistema penitenciário paraense. Nesta segunda, haverá sessão especial, proposta pelo deputado Carlos Bordalo (PT) sobre agricultura familiar.
Palavras-chave