MENU

BUSCA

Afastado procurador Ricardo Albuquerque, da fala sobre índios e escravos

Colégio de Procuradores de Justiça do MPE pune ouvidor após falas polêmicas

Redação Integrada

O procurador de justiça Ricardo Albuquerque foi afastado da Ouvidoria do MPPA, após deliberação do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará, por unanimidade. Durante a instrução dos processos, quem assumirá a Ouvidoria é o vice-ouvidor, procurador de Justiça Antônio Eduardo Barleta de Almeida, que passa a exercer a função a partir desta sexta-feira (29).

Leia mais:

Corregedoria Nacional do MP instaura reclamação contra procurador do Pará

Declarações de procurador são alvos de notas de repúdio

Procurador do Pará diz que 'problema da escravidão foi porque índio não gosta de trabalhar

Em sessão extraordinária, na manhã desta quinta-feira (28), o Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Pará decidiu, à unanimidade, pela instauração de um processo administrativo para apurar se a conduta do procurador de Justiça Ricardo Albuquerque foi compatível ou não com o exercício do cargo de ouvidor-geral, conforme disposto no art. 4º, parágrafo 7º, da Lei Estadual 6.849/2006, de 2 de maio de 2006, para decidir se ele deve ou permanecer no cargo.

Durante a sessão, o Colégio de Procuradores também homologou pedido de afastamento feito por Ricardo Albuquerque por meio de ofício onde ele informa que se afasta do cargo de ouvidor até a conclusão do procedimento de investigação instaurado pela Corregedoria do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para apurar a conduta funcional do procurador.

Após a sessão no CPJ o procurador-geral de Justiça, Gilberto Valente Martins, recebeu um grupo de representantes quilombolas e indígenas onde anunciou as medidas adotadas. “A resposta do Ministério Público foi rápida e imediata, pois no dia seguinte ao fato foi instaurado o procedimento administrativo disciplinar pelo CNMP e hoje ocorreu a abertura do processo administrativo e a homologação do afastamento pelo Colégio de Procuradores. E nós vamos zelar para que também a resposta definitiva venha o mais rápido possível”, disse Gilberto Martins na reunião.

Na manhã de quinta os representantes dos movimentos sociais, formados por quilombolas e indígenas, deram entrada no protocolo geral do Ministério Público em uma Notícia Crime em desfavor do procurador de Justiça Ricardo Albuquerque.

Política