Acusado de tentar matar policiais federais, Roberto Jefferson é interrogado pela Justiça nesta sexta

Ex-deputado federal está preso desde outubro de 2022, quando atirou com fuzil e usou granadas contra policiais federais

O Liberal
fonte

Por volta das 11h30 da manhã desta sexta-feira (26), o ex-deputado federal Roberto Jefferson chegou a Três Rios (RJ) para ser interrogado pela Justiça Federal no caso em que é acusado de tentar matar policiais federais. Ele está preso desde outubro de 2022, quando atirou com fuzil e usou granadas contra policiais federais que foram cumprir o mandado de prisão em sua casa.

VEJA MAIS:

image Roberto Jefferson é denunciado pelo MPF por tentativa de homicídio
Segundo denúncia, agentes não morreram por ‘razões alheias’ à vontade do ex-deputado

image STF forma maioria para manter prisão de Roberto Jefferson
Até o momento, seis ministros do STF se manifestaram pela manutenção da prisão

image Roberto Jefferson se compromete a doar suas armas em pedido de revogação de prisão
A defesa do ex-deputado argumenta que ele "possui um quadro de saúde frágil", colocando-o em risco dentro da prisão

Jefferson cumpre prisão preventiva no Complexo Penitenciário de Gericinó, no Rio de Janeiro (RJ), de onde saiu em um carro da Polícia Judicial. Ele foi direto para a sede da Justiça Federal para audiência, marcada para 12h30.

É o terceiro e último dia de audiência de instrução, que começou na quarta-feira (24) e é comandada pela juíza federal Abby Ilharco Magalhães, da 1ª Vara Federal de Três Rios. O assistente técnico dele, Jeferson Evangelista Corrêa, também vai ser ouvido nesta sexta, mas na sala de videoconferências da Justiça Federal em Petrópolis (RJ).

Ataque

O ex-deputado cumpria prisão domiciliar desde janeiro de 2022 por uma investigação do Supremo Tribunal Federal (STF) que apura atividades de uma organização criminosa que teria agido para atentar contra o Estado Democrático de Direito.

Jefferson descumpriu medidas da prisão domiciliar, como passar orientações a dirigentes do PTB, usar as redes sociais, receber visitas, conceder entrevista e compartilhar fake news.

O ministro Alexandre de Moraes tinha expedido um mandado de prisão contra Jefferson por ele ter violado as medidas. Depois, como os policiais federais foram atacados por ele com granadas e fuzil, o ministro mandou prendê-lo em flagrante sob a acusação de tentativa de homicídio.

Dois agentes foram feridos por estilhaços e receberam atendimento em um hospital da região. A PF revidou após o ataque, mas não invadiu a casa do ex-deputado. Depois de passar oito horas desrespeitando a ordem do STF, Jefferson se entregou à polícia durante a noite. Ele está preso no Complexo Penitenciário de Gericinó, no Rio de Janeiro (RJ).

Depoimentos

Na quarta-feira (24), ao todo, sete pessoas prestaram depoimento, entre elas o delegado da Polícia Federal Marcelo Vilella, atingido na cabeça e na perna, e a policial Karina Lino Miranda de Oliveira, ferida na cabeça. Marcelo Andrés Cortês Villela, Heron Costa Peixoto e Vinicius de Moura Secundo, todos agentes da PF, também foram ouvidos na sede da Justiça Federal no Rio de Janeiro (RJ).

Os policiais disseram, em depoimento, que foram surpreendidos pela reação de Roberto Jefferson ao tentar cumprir o mandado de prisão. Outras duas testemunhas que presenciaram o ataque de Jefferson aos policiais foram ouvidas presencialmente na sede da Justiça Federal de Três Rios.

Oito testemunhas de defesa foram ouvidas na quinta-feira (25), entre elas o também ex-deputado federal Daniel Silveira, que está preso por ataques ao STF. Silveira disse que Jefferson é um atirador treinado e não teve intenção de matar os policiais federais que foram prendê-lo.

Ana Lúcia Francisco, esposa de Roberto Jefferson, também foi ouvida no segundo dia de audiência. Ela negou que o ex-deputado tenha atirado na direção dos policiais e disse ter avisado os agentes para se afastarem do portão porque o marido iria atirar.

Durante a audiência, Ana Lúcia ainda apresentou quatro cápsulas de bala que, de acordo com ela, teriam sido disparadas pelos policiais federais. Os estojos teriam sido encontrados no gramado de uma casa vizinha. A defesa do ex-deputado solicitou à juíza que os estojos sejam periciados.

Tentativa de homicídio

Em dezembro de 2022, o Ministério Público Federal (MPF) denunciou o ex-deputado por quatro tentativas de homicídio, resistência qualificada, posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e munição de uso permitido e restrito e por posse de três granadas adulteradas.

No começo deste mês de maio, o STF formou maioria de votos para manter a prisão preventiva de Roberto Jefferson.

Ao Supremo, a defesa do ex-deputado afirmou que não há elementos que justifiquem a manutenção da prisão preventiva, além de que Jefferson possui um quadro de saúde frágil que o coloca em risco dentro do estabelecimento prisional.

Outro argumento foi o de que ele não oferece risco a ordem pública e se compromete a cumprir todas as medidas cautelares impostas. Os advogados pediram a transferência de Jefferson para a prisão domiciliar.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA