MENU

BUSCA

TJPA alerta para golpes no WhatsApp utilizando o nome de servidores da instituição

A tentativa consiste em solicitar que o alvo da fraude faça o pagamento de um boleto ou uma transferência por PIX para receber um suposto valor

O Liberal

Após golpistas se passarem por servidores e usarem o nome de magistrados do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) exigindo pagamentos e depósitos antecipados relacionados às custas processuais, a instituição emitiu um comunicado à população e autoridades alertando sobre estes casos na última sexta-feira (10). As tentativas de golpes foram registradas por meio de ligação telefônica e mensagem de WhatsApp.

VEJA MAIS

Projeto Am? Novo golpe por Whatsapp oferece emprego por meio período; veja como se proteger
Um número desconhecido envia mensagem prometendo altos salários por meio período de trabalho

Novo golpe do Pix tem atuação cheia de detalhes por parte dos bandidos
Golpistas usam informações sigilosas de clientes de bancos

Golpe do Renavam: o que é, como os bandidos agem e como evitar ser vítima
A ação criminosa está sendo aplicada em pessoas que desejam vender um veículo na internet

A tentativa consiste em solicitar que o alvo da fraude faça o pagamento de um boleto ou uma transferência por PIX para receber um suposto valor. As mensagens golpistas utilizam indevidamente e sem qualquer autorização o nome do TJPA e de magistrados, além de dados pessoais da vítima.

No comunicado, o TJPA informou, ainda, que não encaminha nenhum tipo de solicitação de pagamento para a conclusão de processo por ligação e WhatsApp. A recomendação é denunciar às autoridades competentes qualquer recebimento de pedido suspeito.

Ao ser abordado por ligação ou mensagem suspeitas, é possível realizar a consulta processual pública no Portal do TJPA, tendo em vista que os processos estão digitalizados, ou entrar em contato com a unidade judiciária por meio do Balcão Virtual. Para registrar Boletim de Ocorrência, a vítima pode procurar uma delegacia de polícia.

Polícia