Assalto em shopping de Belém tem tiro e clientes reféns; um suspeito foi preso
Crime ocorreu no terceiro andar do estabelecimento e causou pânico e correria
Duas pessoas reféns, muita correria, um disparo de arma de fogo e pânico foram registrados neste domingo (30), durante um assalto a uma joalheria no Shopping Pátio Belém, localizado no centro da capital paraense. O crime foi praticado por dois homens que tentaram levar objetos de valor da joalheria localizada no 3º piso, próximo às escadas rolantes. O crime ocorreu por volta das 17h30.
Após assaltar a joalheria, um bandido conseguiu fugir pela Travessa São Pedro e o segundo, acabou fazendo duas clientes reféns quando tentava sair pela Travessa Padre Eutíquio e encontrou com guarnições da Polícia Militar. Mãe e filha foram as vítimas. A primeira, ficou 5 minutos com o assaltante, já a filha, por toda a negociação.
• Veja vídeo exclusivo do pânico gerado entre os clientes
Após uma hora de conversas com a PM, Thiago Martins Santos, de 31 anos, liberou a segunda refém e foi preso. Com ele foram recuperados 15 relógios, pertences das duas vítimas feitas reféns, das vendedoras da loja e uma pistola nove milímetros. Segundo informações da PM, Thiago tem cinco passagens pela polícia: quatro roubos e um homicídio. O outro suspeito ainda não foi identificado. A polícia buscará imagens das câmeras de segurança do local para identificá-lo.
"Ele colocava a mão e o braço no meu pescoço e apontava o revólver. Todo tempo ele estava segurando a arma. Ele dizia que nada ia acontecer, que ia dar tudo certo. E pediu pela família dele lá", relembra a filha. A mãe precisou ser atendida por uma ambulância devido ao nervosismo.
VEJA MAIS
Mais calma na delegacia, a mãe contou que as duas já estavam indo embora quando decidiram entrar em uma sapataria, que fechou as portas e não as deixou entrar. As duas não sabiam o que estava acontecendo. Neste momento, do lado de fora da sapataria do shopping, as duas foram feitas reféns.
"Nós escutamos um tiro, não sabemos se foi ele ou o comparsa. Já estávamos indo embora. Seria a última loja que a gente ia. Ele [assaltante] falava que não ia me matar ou atirar. Só pediu 'ore por mim'", contou a mãe.
Vídeos que circulam na internet mostram que as lojas do shopping foram fechadas. A Polícia fez vistorias nos carros e nos pedestres na travessa São Pedro.
Em nota, o Shopping Pátio Belém informou que a Polícia Militar, com o suporte da segurança do Shopping, interviu rapidamente para controlar a tentativa de assalto. Não houve vítimas. "Agradecemos a atuação da autoridade policial na ação coordenada e conjunta que garantiu a segurança de todos e reiteramos que o Shopping Pátio Belém segue funcionando normalmente", completa a nota.
*Edição de texto: Heloá Canali, coordenadora de Oliberal.com