MENU

BUSCA

PRF apreende carga de madeira ilegal em Dom Eliseu, no Pará

Na ocasião, foi feita uma abordagem a um caminhão Volvo/VM 260, de cor vermelha, que transportava madeira serrada

Gabriel Pires

Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na última quarta-feira (26), por volta das 20h45, uma carga de 25 m³ de madeira ilegal, durante uma fiscalização no quilômetro 19 da BR-010, em Dom Eliseu, no sudeste do Pará. Na ocasião, foi feita uma abordagem a um caminhão Volvo/VM 260, de cor vermelha, que transportava madeira serrada. A guarnição da PRF solicitou ao condutor os documentos fiscais e ambientais, que foram devidamente apresentados. Ao realizar a medição do volume da carga, foi verificado que o valor estava em desacordo com o Documento de Origem Florestal apresentado.

VEJA MAIS

Extração ilegal de madeira em terras indígenas cresce quase 1.000% no Pará, aponta estudo
Dados da Rede Simex mostram também que 41% da atividade madeireira em território paraense não é autorizada

PRF apreende 5,22 m³ de madeira ilegal no km 980 da BR-163, em Santarém
A apreensão ocorreu durante fiscalização da Polícia Rodoviária Federal

PRF apreende carga de madeira ilegal em Jacundá
As toras de madeira não tinham documentação fiscal e eram transportadas em caminhão sem placa

Foi constatado que o documento autorizava o transporte de um volume muito menor. Além disso, o condutor foi abordado em uma rota não autorizada na Guia Florestal apresentada, caracterizando, assim, o transporte ilegal. Segundo a PRF, ao ser questionado sobre a situação, o motorista afirmou que carregou a madeira no município de Benevides e entregaria a carga na cidade de Bom Jesus, no Estado do Piauí.

Diante dos fatos, a carga foi apreendida e a ocorrência encaminhada à Secretaria do Meio Ambiente do Município de Dom Eliseu. O condutor foi liberado no local após lavratura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência e assinatura do termo de comparecimento.

(Gabriel Pires, estagiário, sob a supervisão do coordenador do Núcleo de Atualidades, João Thiago Dias)

Polícia