MENU

BUSCA

Presos do regime semi aberto são liberados temporariamente para saída do Círio

Benefício é concedido para presos que apresentam bom comportamento

Redação Integrada

Quase sete mil internos do regime semiaberto, de 11 unidades da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), deixaram, por tempo determinado, as casas de detenção em função do benefício de saída temporária para o Círio de Nazaré. Os 1.699 presos foram temporariamente liberados na quinta (10) e sexta-feira (11). Do total de presos beneficiados, 1.229 foram na Região Metropolitana de Belém (RMB) e 470 no interior.

Ano passado, 1.798 presos receberam o benefício na semana do Círio. Destes, 193 não retornaram às unidades prisionais, o que representa uma taxa de evasão de 11%, de acordo com dados da Susipe. Este ano, a Susipe afirmou que aumentou o rigor nos procedimentos de segurança para a saída temporária. "Desde o benefício para o Dia dos Pais, os procedimentos foram ampliados e todos os internos saíram com monitoramento, por meio de tornozeleira eletrônica. O resultado, segundo a Susipe, foi uma diminuição de 38% na criminalidade em todo o Estado. Do índice de redução, 50% foram registrados em Belém e 58% em Ananindeua, em comparação ao mesmo período (agosto e setembro) do ano passado. Também foi criado o Grupo de Monitoramento e Recaptura, composto pelo Núcleo Gestor de Monitoração Eletrônica (NGME) e o Comando de Operações Penitenciárias da Susipe, que vem realizando ações educativas e de fiscalização para que os internos entendam que, caso não retornem no prazo estabelecido pela Justiça, serão considerados foragidos e terão mandado de prisão expedido, além de regredirem ao regime fechado quando recapturados, até a audiência de justificação com o juiz", destacou a órgão de segurança.  

A saída temporária é um benefício concedido pela Justiça, previsto na Lei de Execuções Penais, a presos que cumprem pena no regime semiaberto, que apresentam bom comportamento e que já tenham cumprido 1/6 da pena (para réus primários) ou 2/5 (para reincidentes). Por ano são previstas cinco saídas temporárias no Pará: Semana Santa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Círio de Nazaré e Festas de Final de Ano (Natal e Ano novo).  

Polícia