MENU

BUSCA

Polícia Federal fecha garimpo ilegal de ouro no sudeste do Pará

Onze

Redação Integrada

Um garimpo ilegal de extração de ouro, situado no município de Floresta do Araguaia, no sudeste paraense, foi fechado pela Polícia Federal nesta sexta-feira (11), durante Operação Retomada V,  vinculada à Operação Verde Brasil - Pará, que combate delitos contra o meio ambiente no Estado. Na ação policial, foram flagradas ocorrências de crimes ambientais e de extração ilegal de minérios na zona rural do município.

A Operação Retomada V teve a finalidade de paralisar as atividades de um garimpo ilegal de ouro na região, conhecido como "Garimpo do Mamão". A operação contou com a participação de oito policiais federais.  

No momento da abordagem, quatro trabalhadores do garimpo se preparavam para iniciar as atividades do dia, mas foram impedidos pelos policiais. Apetrechos próprios da atividade de mineração também foram apreendidos no local. Além disso, cinco armas de fogo, do tipo espingarda de diversos calibres, um colete balístico e uma mira telescópica foram encontrados e apreendidos na área do garimpo. O suspeito de ser o detentor do armamento e materiais não se encontrava no local, mas foi identificado e responderá pelo crime de posse ilegal de arma de fogo e munições. A pessoa responsável pelo garimpo, uma senhora de 79 anos, foi identificada e irá responder por crimes ambientais e por extração ilegal de minérios.  

Desde o início do mês de julho, a Polícia Federal vem intensificando as ações de combate a crimes ambientais e de extração ilegal de minérios no Pará. Até o momento, de acordo com a instituição policial, já foram fechados onze garimpos ilegais, resultando na prisão de nove pessoas e na apreensão de bens, cujos valores estimados, chegam à quantia de R$ 4,5 milhões.

Polícia