MENU

BUSCA

​Passageiros ficam à deriva após embarcação apresentar problemas no porto do Arapari, em Barcarena

​​A Marinha do Brasil informou que a empresa foi notificada e será convocada para prestar esclarecimentos

O Liberal

Passageiros de um navio da empresa Arapari Navegação ficaram à deriva, na manhã desta quarta-feira (22), por aproximadamente quatro horas de tempo. Eles relataram que a embarcação teria saído do porto do Arapari, em Barcarena, com destino a Belém, quando apresentou um problema no leme, por volta das 11h. Por estar à deriva, o navio ainda teria atingido uma residência ribeirinha.

​​A Marinha do Brasil informou que a empresa foi notificada e será convocada para prestar esclarecimentos. Um inquérito administrativo será aberto para apurar o ocorrido.

VEJA MAIS

Naufrágio em Cotijuba: após mais de 5 meses, lancha é içada de forma clandestina, diz Marinha
De acordo com a Marinha do Brasil, a lancha “Dona Lourdes II", que naufragou matando 23 pessoas em setembro de 2022, foi retirada do fundo do rio clandestinamente no último fim de semana, pela empresa da dona da embarcação

Embarcação percorre municípios paraenses ofertando atendimentos contra a covid-19
O projeto já passou por oito municípios paraenses e, atualmente, está em Portel, na Ilha do Marajó

Polícia Federal autua dono de navio de carga pelo transporte irregular de imigrantes, no Pará
A embarcação fundeou no porto alfandegado do município de Santarém com três nigerianos que não tinham documentação migratória regular

“Embarcação ficou à deriva de 11h até agora. Por isso, não consegui comunicar ninguém. Sem internet ou sinal. Mas o resgate da Marinha chegou e estou seguindo em direção a Belém. Não havia comida nem água. Lanchonete fechada”, denunciou um cliente da empresa.

Outro passageiro chegou a relatar que os responsáveis pela embarcação teriam tentado fazer uma “gambiarra” para que a viagem seguisse no mesmo navio.

Marinha vai investigar o ocorrido

A Marinha do Brasil foi procurada para comentar o ocorrido. A instituição se manifestou por meio de nota. Informou que “tomou conhecimento que uma embarcação ficou à deriva, durante o percurso de Barcarena a Belém (PA), após apresentar uma avaria no leme, na tarde de hoje (22)”.

Segundo a Marinha, equipes de inspetores navais da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) foram até o local do ocorrido. “A embarcação foi inspecionada e notificada”, garantiu a Marinha.

Duas embarcações, da mesma empresa de navegação envolvida no caso, foram acionadas e realizaram o transbordo dos passageiros que, posteriormente, seguiram viagem até o porto de destino, em Belém.

“Todos os passageiros passam bem. A CPAOR irá convocar a empresa responsável para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido e apurar os elementos essenciais para a abertura do competente Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN)”, adiantou a Marinha.

A reportagem de O Liberal tenta contato com a empresa Arapari Navegação.

Polícia