MENU

BUSCA

Pará reduz em quase 60% os crimes violentos no 1º quadrimestre de 2025 em comparação a 2018

Índice diz respeito a crimes como latrocínio, homicídio, feminicídio e lesão corporal seguida de morte

Camila Guimarães

O número de crimes como latrocínio, homicídio, feminicídio e lesão corporal seguida de morte, conhecidos como Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), diminuiu em 59,82% no primeiro quadrimestre de 2025 no Pará, em comparação ao mesmo período de 2018 - ano em que iniciou o acompanhamento desse índice pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

A queda também foi percebida no comparativo com o ano passado, conforme sinaliza a Segup: no primeiro quadrimestre de 2025, o Estado computou menos 12,31% ocorrências de CVLI, do que no mesmo período de 2024, e ainda, menos 5,19% de registros só em relação ao mês de abril de 2024.

Essas reduções fizeram do mês de abril de 2025 o segundo melhor de toda a série histórica no índice (atrás apenas de fevereiro deste ano): em comparação com abril de 2018, o mês de abril deste ano reduziu 64,82% dos crimes letais. Comparando somente entre os meses de abril dos últimos sete anos, o do ano de 2025 ficou em primeiro lugar.

Investimentos garantem mais segurança

De acordo com a Segup, o cenário positivo da redução de CVLI no Pará é fruto de investimentos realizados pelo Governo do Pará na área da segurança pública:

“Mais uma vez os números comprovam todo o trabalho que elaboramos para que a criminalidade reduza cada vez mais em todo o Estado. Isso demonstra ainda que todo o investimento que o Estado tem feito, somado às ações e estratégias de segurança, refletem nas ruas e na queda dos números de criminalidade, o que nos faz, mais uma vez alcançar uma redução histórica na criminalidade, como a que apresentamos no quadrimestre de 2025 comparado aos dos anos de 2024, e ainda, ao ano de 2018, antes da nossa gestão”, ressaltou o titular da Segup, Ualame Machado.

Nos últimos sete anos, desde o início da atual gestão, a redução de crimes no Pará apresenta resultados expressivos, e isso resulta em reconhecimento nacional da política de segurança pública implementada no Estado, devido à queda constante nos registros da criminalidade.

“O combate a criminalidade, é uma constância no trabalho que realizamos, sendo fruto de uma ação conjunta entre o policiamento ostensivo e as agências de inteligência, aliados aos fortes investimentos do estado para que possamos manter a queda nos índices de criminalidade no Pará visando maior segurança e a paz social de todos”, finalizou Ualame Machado.

Balanço de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no Pará

  • Em abril de 2025: 146 casos
  • Em abril de 2018: 415
  • Redução: 64,82%
  • Janeiro a abril de 2025: 557 casos
  • Janeiro a abril de 2024: 658 casos
  • Janeiro a abril de 2018: 1.436 casos

Polícia