Operação nacional da PF combate o compartilhamento de pornografia infantojuvenil
Cerca de 136 mandados foram cumpridos em enfrentamento a crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes
A Polícia Federal cumpriu 138 mandados contra suspeitos de armazenar, compartilhar, produzir e vender material de abuso sexual infantojuvenil em todo o país. A ‘Operação Proteção Integral II’ foi deflagrada nesta quarta-feira (14) com o intuito de identificar e prender as pessoas que agem em crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes. Foram realizadas 43 prisões em flagrante e duas vítimas foram resgatadas.
Segundo a PF, até as 10h, estavam sendo cumpridos, simultaneamente, 130 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva em todas as unidades da federação. Em 13 deles, houve apoio da Polícia Civil. Participaram desse esforço conjunto 467 policiais federais e 175 policiais civis.
A operação busca integrar forças policiais federais e estaduais no combate a crimes de abuso sexual infantojuvenil, visando a identificação e responsabilização de pessoas que armazenam, compartilham, produzem ou vendem esse tipo de material. A ação também reforça o compromisso dos agentes públicos na proteção da dignidade sexual de crianças e adolescentes.
Destaca-se ainda a continuidade do trabalho iniciado na Operação Nacional Proteção Integral I, deflagrada em 12 de março deste ano, demonstrando o esforço ininterrupto da Polícia Federal na proteção das crianças e dos adolescentes.
Somente em 2025 - entre janeiro e abril - a Polícia Federal cumpriu 612 mandados de prisão de foragidos da justiça pelo cometimento de crimes sexuais que estavam pendentes de cumprimento, demonstrando o comprometimento de todas as áreas da Polícia Federal no combate a esses delitos.
A Polícia Federal alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais.