Operação Lockdown faz ações em cinco municípios do interior do Estado
Santa Izabel do Pará, Santo Antônio do Tauá, Breves, Vigia de Nazaré e Castanhal foram os municípios fiscalizados
A Polícia Civil, por meio de equipes da Diretoria de Polícia do Interior (DPI), realizou, no último domingo (10), a Operação Lockdown em cinco municípios do interior do Estado. Santa Izabel do Pará, Santo Antônio do Tauá, Breves, Vigia de Nazaré e Castanhal receberam as ações que visam cumprir o decreto estadual para diminuir o contágio pelo novo coronavírus. Os municípios estão entre as dez cidades do Pará que cumprem Lockdown.
De acordo com a polícia, o saldo da operação foi positivo. Em Santa Izabel, fiscalizações foram feitas no comércio em geral, feiras, cemitérios, igrejas, bares e demais locais com possibilidade de aglomeração de pessoas. Os bairros fiscalizados foram o Centro, Santa Lúcia, Jardim Miraí, Bairro Novo, Jurunas, Cató, Jardim das Acácias e Jardim das Garças. Na zona rural, líderes comunitários da Vila do Carmo, Mocambo e Travessão receberam algumas orientações.
Já em Castanhal, a operação fiscalizou vários estabelecimentos comerciais e não houve necessidade de instauração de procedimentos policiais e nem aplicação de sanção administrativa.
Em Santo Antônio do Tauá, 11 bares e estabelecimentos de comercialização de bebidas alcoólicas da cidade foram fiscalizados. Como todos estavam devidamente fechados, não houve qualquer interferência policial nos locais.
Na cidade de Vigia de Nazaré também não houve instauração de inquérito por parte da Polícia Civil. Toda a área do centro e bairros periféricos como Sol Nascente, Castanheira, Arapiranga, Bariri, Bairro Novo, Amparo e Vila Nova, além do bairro do Siqueira foram fiscalizados. As feiras do centro e mercado de peixes, assim como locais que poderiam haver aglomerações de pessoas, como cemitérios, também foram fiscalizados. Os policiais seguiram para a zona rural, em direção aos balneários na Vila de Santa Rosa. Todos estavam fechados, mas alguns comerciantes estavam com estabelecimentos funcionando. Os pontos foram fechados e os proprietários advertidos.
No Marajó, mais especificamente em Breves, uma barreira foi montada na estrada Breves-Arapijo no intuito de impedir a passagem de pessoas aos balneários da cidade, assim como o deslocamento para atividades não essenciais. A ação resultou em 212 abordagens, dois procedimentos policiais instaurados e duas multas aplicadas.
(Com informações da Agência Pará)